LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE

11 de Novembro de 2018

Saudações, estimado Irmão!
LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE


Esta divisa tão propagada entre nós Maçons fica muito pequena quando, de maneira superficial, é estudada suas origens históricas e o conceito das palavras.

Sempre foi ensinado que a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, mantinha este lema, que em síntese, eram as aspirações dos revolucionários. Mas, no princípio deixaram bem claro que falhando o intento restaria a morte. “LIBERTE, EGALITÉ, FRATERNITÉ OU LA MORT”.

Mas, os valores de liberdade, igualdade e fraternidade são anteriores à Revolução Francesa. Santo Agostinho (354 – 430), em sua obra "De moribus ecclesiæ catholicæ", explica: “a Igreja reúne os homens em fraternidade, que os religiosos vivem a igualdade por não terem propriedades, que os fiéis vivem na caridade, na santidade e na liberdade cristã”.

Existem várias outras manifestações em diferentes datas, situações históricas e em diversas latitudes e longitudes, onde o cidadão deseja agir conforme seu livre arbítrio, seguir sua vontade. A liberdade não pode ser síntese do direito, pois deve-se observar que um desejo individual e pessoal não pode causar prejuízo a outro cidadão.

A liberdade intrinsecamente está na não diferença entre deveres e direitos entre os homens. É o que os Iluministas pregavam na ausência de distinção jurídica entre as classes. A igualdade é resultado da postura correta do cidadão perante a lei.

A fraternidade é a argamassa que une a liberdade e a igualdade, pois ela advêm de um comportamento consciente de ser conciliador, facilitador e partícipe das sãs relações sociais. Esta propositura de ser “frater” (irmão) não tem conotação religiosa. Deve ser compreendida na alegoria de estarmos navegando em um pequeno barco, por um oceano extenso, por um tempo indeterminado e que não há portos que alcançaremos nadando.

A harmonia coletiva, seja em nosso lar, em nosso serviço, nas instituições que frequentamos, na cidade, estado, pais e no mundo que vivemos é construída sobre este tripé.

O Sereníssimo Grão-Mestre AdVitan Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, o Tataco (2015/2018) sempre nos alerta sobre nossa divisa. Ele sintetiza que não devemos sustentar ou defender o mal e o erro, que devemos estar acima dos interesses pessoais em defesa da sociedade, que jamais devemos nos constranger nem temer defender a verdade, usando a seguinte frase:

- “LIBERDADE COM ORDEM; IGUALDADE, COM RESPEITO À AUTORIDADE LEGAL E FRATERNIDADE COM AMOR À JUSTIÇA”

DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS Charitas II 002 do Oriente de São João Del Rey onde estivemos nas comemorações pelos 123 anos de fundação e aos Irmãos da ARLS Essênios do Terceiro Milênio 246 do Oriente de Belo Horizonte, onde participamos das comemorações dos 27 anos de fundação. Longa e próspera vida as Lojas e amados Irmãos. Vamos em frente!

Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos