SOIS DIGNIDADE ?

11 de Novembro de 2018

Saudações, estimado Irmão!

SOIS DIGNIDADE?


Tendo sido devidamente iniciado, mantendo-se afastado dos Vícios e trabalhando com a Virtude não há entre nós, um “mais digno”. Até porque uma diferenciação poderia ferir o principio da igualdade entre Irmãos.

Por outro lado, encontramos nos rituais a denominação de DIGNIDADES. A palavra dignidade tem quatro sentidos em nossa língua: está relacionada à condição de infundir respeito; do respeito a si próprio; da decência e da alta graduação.

Neste quarto sentido é que a dignidade se apresenta nos rituais.  O Venerável Mestre nomeia quatro Irmãos que tenham autoridade, compostura, autoestima e se afastam da vaidade, para assim exercerem o cargo com retidão e justiça.

Os CARGOS DE DIGNIDADE são: o Orador, responsável pelo cumprimento das Leis, o Secretário, que conservará em registros os trabalhos da Oficina, o Tesoureiro, que, atenciosamente, manterá em liquidez as finanças da Loja e o Chanceler, que verificará metodicamente a condição de freqüência dos Obreiros.

Há algumas variações quanto à posição destas dignidades dentro do Templo e até mesmo sua existência ou não, conforme o Rito. Vamos provocar algumas reflexões a partir do REAA trabalhado na GLMMG.

A posição do Digno Orador é no Oriente à direita do Venerável Mestre. A alegoria se encontra na importância que se dá ao direito e está relacionado àquele que segue a lei e os bons costumes; o justo, o correto, o honesto.

O Digno Secretário também trabalha no Oriente, porém à esquerda do Venerável Mestre registrando os acontecimentos e tomando as devidas providências junto à sociedade. Assim, ele mantém regular e legal a condição da Loja.

O Digno Tesoureiro trabalha no ocidente e à direita. O Digno Chanceler, também trabalha no Ocidente, à esquerda. A alegoria é que ambos trabalham no plano material (ocidente). Cabe a eles um trabalho mais pessoal e de corpo-a-corpo com os Irmãos. São “as pernas” do Venerável Mestre, que caminham e mantém a Loja “em pé”, pois, dificilmente uma Loja irá se manter com problemas financeiros e de frequência. 

Mas, a palavra dignidade com seus mais de trinta sinônimos deve ser interpretada como uma face da Pedra Cúbica, que nós Maçons aspiramos a ser. No Livro da Lei em Jó, capítulo 29, versiculo14, há uma instrução para que não haja apenas quatro dignidades; e sim uma Loja de Dignos Obreiros.

EU ME VESTIA DE DIGNIDADE; MINHA ROUPA ERA A RETIDÃO E A JUSTIÇA MEU MANTO E MEU TURBANTE.

Ainda sob o ponto de vista das alegorias, precisamos entender que a roupa de Jó, é o que lhe envolve. É sua alma, sua essência na retidão de seus atos e posicionamentos. O manto representa a proteção da matéria e o turbante do espírito, que se concretizam na conduta justa de sua vida e na crença na justiça divina.

DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS Estrela Conquistense 075 do Oriente de Conquista que nesta semana estaremos celebrando os 70 anos de fundação e da ARLS Vinte de Abril Independente 040 do Oriente de Belo Horizonte, fundada também em 1948 que amanhã estaremos juntos. Vamos em frente!

Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos