HUMANIZAÇÃO MAÇÔNICA

11 de Novembro de 2018

Saudações, estimado Irmão!

HUMANIZAÇÃO MAÇÔNICA


O conhecimento maçônico é construído por meio da observação de elementos e situações do mundo profano. Esses elementos e situações são tratados num plano além da estrutura material e concreta em que se traduzem.

O esquadro é um instrumento profissional usado para traçar linhas retas verticais com precisão para 90°. O Rei Salomão é um personagem bíblico. As fileiras de cadeiras dentro do templo são baseadas no Parlamento Inglês. Os signos do Zodíaco sobre as doze colunas representam o conjunto de constelações ao longo de uma eclíptica e simbolizam o caminho percorrido pelo Sol durante um ano.

Estas e inúmeras outras informações são alegoricamente transformadas em instruções de valores morais, éticos, espirituais e de relacionamento, que nos guiam em nossos trabalhos.

POR ONDE DEVEMOS INICIAR A MISSÃO PRIMAZ DE TORNAR FELIZ A HUMANIDADE?

Devemos iniciar na plena consciência de que nossos estudos visam ao aprimoramento do homem maçom, para que haja a melhoria moral, ética, espiritual e relacional da sociedade.

O ritual é bem claro quanto ao fundamento da missão. A felicidade da humanidade será alcançada pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pelo respeito à autoridade e ao credo de cada um.

Mas por quem? Exatamente por aquele que está sendo instruído pelo ritual.

O amor que NÓS trabalhamos é o sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem à outra pessoa. O aperfeiçoamento dos costumes é a NOSSA vigilância sobre NOSSO comportamento moral e ético, para que não haja privilégios ou preconceitos em NOSSAS atitudes junto à sociedade civil, política e religiosa.

Quando nos referimos à humanidade, devemos ter a perspectiva para além do conceito de “habitantes do mundo”. A humanidade tratada na Maçonaria se refere, primeiramente, à natureza humana, que é o conjunto das diferentes propriedades humanas de pensar, agir e sentir.

As instruções e processos iniciáticos maçônicos visam à transformação da materialização profana de sentimentos e ações dos candidatos em puros sentimentos e ações maçônicos dos já iniciados.

Em síntese, é a procura da melhoria da unidade de ser humano resultando na melhoria do conjunto, que é a humanidade.
Não cabe neste espaço, a transcrição ipsis litteris do ritual. Peço, então, que o Irmão estude as falas do VM, 1º Vig, 2º Vig e Orador, após a conclusão da primeira viagem realizada pelo candidato durante a iniciação.

HUMANIZAÇÃO MAÇONICA É TORNAR FELIZ A HUMANIDADE PELA AQUISIÇÃO E ASSIMILAÇÃO DOS FUNDAMENTOS MAÇÔNICOS: AMOR – ÉTICA – MORAL.

DEDICO este artigo aos Obreiros da ARLS Caminhos da Paz e Virtude 104 do Oriente de Nova Ponte onde estaremos na próxima terça-feira e aos Obreiros do Capítulo Moral e Justiça 035 da Ordem Estrela do Oriente que estarão promovendo o Primeiro Seminário Nacional da Ordem, comemoando os 10 anos de fundação e onde estarei palestrando no próximo sábado. Vamos em frente!

Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos