QUAL É A RELIGIÃO DO MAÇOM ?

11 de Novembro de 2018

Saudações, estimado Irmão!
QUAL É A RELIGIÃO DO MAÇOM?


A maioria dos ritos maçônicos exige que o praticante tenha uma religião, o que difere de ser praticante.

Apesar da aparente contradição, esta é a realidade que conhecemos. O Censo de 2010 informa que 64,6% da população brasileira são católicos. Mas, a imensa maioria só vai às Igrejas para cerimônias de batismo, casamento e Missa de 7º Dia, e ainda sim, vão por questões sociais, não religiosas.

É verdade que a religião vai além da presença no Templo. Religião é a crença na existência de um poder superior, sobrenatural, com o qual o destino e a existência humana estão interligados e ao qual se deve respeito e obediência.

Nos mais remotos tempos da humanidade o ser humano primitivo, mesmo não sabendo expressar com clareza seus pensamentos e sentimentos, pressentia que havia algo maior e mais poderoso do que lhe era captado pelos seus sentidos.

Frente a situações inexplicáveis, o homem sacralizava uma pedra, um animal, um astro ou fenômenos da natureza e lhes rendia um tosco, mas sincero rito de aproximação. Às vezes para pedir, às vezes para agradecer, mas, sempre reconhecendo sua insignificância em relação ao universo.

Nos estudos maçônicos esta relação é explicita nos Landmarques 19 e 20, onde a crença em um Princípio Criador é conditio sine qua non para aceitação de novo membro na Ordem e, subsidiariamente a essa crença, é exigida a crença em uma vida futura.

Este regramento é datado de 1721, através da Constituição de Anderson, que em seu primeiro artigo instrui: 
 

1º O QUE SE REFERE A DEUS E À RELIGIÃO


            “O maçom está obrigado, por vocação, a praticar a moral; e, se compreender seus deveres, nunca se converterá em um estúpido ateu, nem em irreligioso libertino. Apesar de, nos tempos antigos os maçons estarem obrigados a praticar a religião que se observava nos países em que habitavam, hoje crê-se mais conveniente não se lhes impor outra religião senão a que todos os homens aceitam, e dar-lhes completa liberdade com referência às suas opiniões particulares. Esta religião consiste em ser homens, bons e leais, quer dizer, homens honrados e probos, seja qual for a diferença de nome ou de convicções. Deste modo. A Maçonaria se converterá em um centro de unidade e é o meio de estabelecer relações amistosas entre pessoas que, fora dela, teriam permanecido separadas.”

MAÇONICAMENTE, A RELIGIÃO VAI ALÉM DA FÉ. É UMA POSTURA INTELECTUAL E MORAL, QUE RESULTA NA CRENÇA E NO RESPEITO A UM CRIADOR INCRIADO, NA TRANSITÓRIEDADE DA MATERIA E NA PERPETUIDADE DA EXISTÊNCIA ESPIRITUAL.

DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS Rui Barbosa 046 do oriente de São Lourenço que no sábado passado promoveram o belíssimo 7º Baile Beneficente Maçônico cuja arrecadação foi destinada as ações filantrópicas da querida Oficina e aos Irmãos da ARLS Fé e Perseverança 024 do oriente de Belo Horizonte, onde amanhã estaremos participando dos labores maçônicos. Vamos em frente!

Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos