Confraternidade Maçônica

8 de Julho de 2019


Saudações, estimado Irmão!
CONFRATERNIDADE MAÇÔNICA

De conhecimento geral e irrestrito, todos nós sabemos e proclamamos ser a Maçonaria uma fraternidade de homens justos e de bons costumes.
Porém, fraternidade é um conceito abstrato, entendido como afeto de irmão para irmão. As ações edificadoras da Maçonaria abarcam os conceitos, mas não se limitam à teoria, pois o lavrar a pedra se faz por ações concretas.
Devemos, portanto, trabalhar para ampliar a nossa confraternidade. Ela não se realiza apenas entre membros de uma mesma Loja. Nas Potências há Irmãos de mesma profissão, que prestam o mesmo culto, que possuem habilidades ou aspirações em comum, que podem e devem se relacionar em prol de um crescimento, seja ele profissional, intelectual ou espiritual.
Ao mesmo tempo em que a Maçonaria prima pela perpetuidade de seus princípios e regras, o que a torna, de fato universal, a nossa Augusta Ordem não pode, por outro lado, perder de vista a visão de sua própria época, em que estamos todos, inexoravelmente, interligados pelas tecnologias em tempo real. 
As novas confrarias, como são, por exemplo, os grupos de whatsApp, vão se formando no mundo virtual com indiscutível eficácia em nossas vidas e na de nossas famílias, no mundo real.
 O Programa FRAT, instituído pela Secretaria de relações Institucionais – SERI, do Grão Mestrado da GLMMG, que implementa ferramentas de relacionamento para toda a família maçônica, por meio de tecnologia de aplicativos, revela uma Maçonaria consolidada nas colunas de seu passado, sem todavia, perder sua dimensão de contemporaneidade e visão de futuro, no incansável trabalho de construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna.
As confrarias digitais promovidas pelo FRAT são uma exigência de nosso tempo. Há uma crise econômica, que nos faz recorrer uns aos outros, desde os pequenos negócios, prestadores de serviços e informações úteis, que todos nós, em algum momento, precisamos, até grandes e poderosas parcerias unindo ainda mais a família maçônica. A sociedade atual instantânea exige de nós maçons a formação de parceiros, camaradas, companheiros, enfim, confrades.
A agilidade na comunicação, a presteza na identificação de Irmãos, cunhadas e sobrinhos nas mais diversas áreas e as facilidades e oportunidades que surgirão por meio desses aplicativos do Programa FRAT, em nada comprometerão os labores maçônicos e, muito menos suas tradições e doutrinas. 
A fim de evitar possíveis desvios nos grupos a serem formados pelo FRAT, haverá um sistema de regras e procedimentos, que garantirão seus objetivos e que deverão ser cumpridos com o mesmo rigor que consideramos nossas regras e procedimentos em Loja.
Tornar feliz a humanidade, além dos aspectos morais e éticos, exige de nós a interação instantânea da família maçônica em sua dimensão prática, na indicação de um serviço, na contratação de Irmão, Cunhada ou sobrinhos, no socorro, na ajuda mútua, tudo isso em tempo real.
Por essas razões, é que devemos prestigiar e participar desta nova dimensão da Fraternidade.
Reforçamos, assim, a importância do convite de nosso Sereníssimo Grão-Mestre, Edilson de Oliveira, para que todos conheçam e fortaleçam o FRAT (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.jrmendonca.frat&hl=pt_BR)
 
OH QUÃO BOM E QUÃO SUAVIZA NOSSO ESPÍRITO SABER QUE
HÁ FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DISPONÍVEIS PARA APROXIMAR IRMÃOS!
Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!
Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos