O feminino na Maçonaria.

8 de Julho de 2019

Saudações, estimado Irmão!
O FEMININO NA MAÇONARIA

Ainda sob os influxos das celebrações do Dia Internacional da Mulher (08 de Março) propomos ao Irmão uma reflexão sobre aspectos que envolvem o Maçom com o principio feminino.
Nas celebrações destacamos muito a condição da mulher como mãe e esposa, como se esses atributos de nos dar a vida e cuidar dela resumissem toda a grandeza do espírito feminino.
Embora reais e valorosos, os destaques nesses atributos são estereótipos. Não abarcam a essência e a evolução do relacionamento entre um homem e uma mulher, principalmente se este homem for um iniciado em “Augustos Mistérios”.
Não vamos tecer uma ode à Mulher ou uma Prancha a ler lida para elas. O que não seria má ideia, mas não é aqui. Queremos desenvolver a consciência de que:
ESTE SER É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MAÇOM, POIS É NELE QUE PREDOMINA A ESSÊNCIA DA IDENTIDADE ESPIRITUAL DA RAÇA HUMANA.
Sem a intenção de ferir dogmas, esta “essência” é o Principio Criador, é uma energia sutil que faz “ROMPER A MARCHA”. É uma força motivadora que produz a mudança de estado físico, mental e espiritual.
Todos nós temos exemplos de situações em que a atuação de nossa mãe, irmã, esposa, ou filha ou simplesmente “uma mulher” nos transformou, após um conselho, um carinho, uma inspiração ou uma consideração.
Este princípio criador ou transformador recebe vários nomes que envolvem o feminino na Maçonaria:
GRATIDÃO – MISERICÓRDIA – PACIÊNCIA – RESIGNAÇÃO – ACOLHIMENTO
Cito apenas cinco pela ligação que há com quem devemos entender que são nossos principais companheiros de jornada.
O Ser feminino com sua capacidade de autoentrega possui uma energia sutil capaz de transformar nossa psique. O olhar de uma mulher é muito mais eficiente do que o malho e o cinzel a desbastar as arestas em nossa pedra bruta.
A masmorra mais profunda, ainda será rasa para aquele que, por conta de seus vícios, desonrar uma mulher, seja por atos diretos, seja pelo não cumprimento de seus juramentos.
O templo mais bonito que o homem pode construir é um lar, pois nele a virtude do bom uso da força (aspecto masculino) com a divina simplicidade da beleza (aspecto feminino) exemplificar a expressão: “justo e perfeito”. Na torre mais alta habita a filha desta união: a sabedoria.
Se o descrito acima não lhe pareceu diretamente ligado aos trabalhos maçônicos, se não encontrou correlação a instruções ou até achou que se trata de romantismo, responda:
- Por quê o segundo par de luvas brancas que você recebeu na iniciação não pode ser dado a um homem? Por quê você não pode ofertá-las ao seu pai que lhe criou, ou ao avô ou tios que o inspiraram,  ou dar as luvas a um filho para que ele possa usá-las quando necessário? 
Entendeu? Se você macular suas mãos, se esquecendo dos sãos princípios da criação, a lembrança como eram alvas lhe será dada por quem, em essência, está mais próximo do Criador.


Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos