VANITAS VANITATU ET OMNIA VANITAS

8 de Julho de 2019


Saudações, estimado Irmão!
 VANITAS VANITATUM ET OMNIA VANITAS - 708

Esta citação em latim, retirada do Livro da Lei, em Eclesiastes, capítulo 12, versículo 8, sintetiza a tristeza e, talvez, a desesperança do autor diante do que se passa acima da terra e abaixo do sol.
VAIDADE DAS VAIDADES, E TUDO É VAIDADE.
Para entendermos a essência deste versículo, devemos ter em mente o primeiro versículo deste capítulo:
LEMBRA-TE TAMBÉM DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE, ANTES QUE VENHAM OS MAUS DIAS, E CHEGUEM OS ANOS DOS QUAIS VENHAS A DIZER: NÃO TENHO NELES CONTENTAMENTO.
Maçonicamente, esta passagem é uma profunda instrução para nós Mestres Maçons. De forma alegórica, a “mocidade” são os Aprendizes e Companheiros com seus imaculados aventais.
Após este período, alcançamos a “plenitude”, ocupamos cargos “oficiais” e de “dignidade”, nos tornamos “luzes”, alçamos vôos em “graus superiores”. Muitas vezes, nos tornamos “Comendadores”, “Medalhistas Maçônicos” e o pior: ”Mestres”.
A questão não está centrada apenas em títulos e condições, mas no seu conteúdo. Quando nos deparamos com Irmãos cujo lema pessoal é “Só sei que tudo sei”, não estamos apenas diante de um vaidoso. É muito mais grave do que isto. Trata-se de um autoidólatra, um narcisista.
Todos nós sabemos que, no REAA, a passagem do Grau de Companheiro para o Grau de Mestre é a Exaltação. 
Mas, não é o iniciado que se exalta. Ele não se gaba e nem se engrandece. Podemos até dizer que chegaram seus maus dias e ele, de braços cruzados, padece sobre a terra. 
Ele só se erguerá se seus companheiros lhe pontuarem perfeitamente a grande instrução, “que mesmo que a carne desprenda de seus ossos” (com o passar da idade) nossos valores (representados pela Acácia) não podem ser esquecidos ou negligenciados.
O ALERTA SOBRE A VAIDADE, NÃO SE LIMITA À OSTENTAÇÃO DE NOSSAS HABILIDADES OU ATRATIVOS, MAS, DIZ DE UMA VIDA VÃ E VAZIA DE CONTÉUDO.
Pensar no Criador é uma forma de se espiritualizar. A matéria tem suas necessidades, que devem ser suprimidas e com o passar dos anos se tornam menores. Já, com o espírito, o processo é inverso.
PERMITAM-ME DISCORDAR DE QUE TUDO SEJA VAIDADE!  A FORMA COMO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO É QUE NOS DARÁ OU UM CONTEÚDO OU APENAS UMA CASCA.
O MAÇOM DEVE BRILHAR OU REFLETIR A VERDADEIRA LUZ?

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos