Sonhos são Metas, Dificuldades são desafios.

8 de Julho de 2019

 

 Ano 12 - Artigo 52 - Número Sequencial 701 - 30 Dezembro 2018

Saudações, estimado Irmão!
SONHOS SÃO METAS, DIFICULDADES SÃO DESAFIOS
O tema é apenas parte do slogan adotado pela Chapa Evolução, por ocasião das eleições na GLMMG. A autoria é do Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Edilson de Oliveira e tem norteado os trabalhos do Grão-Mestrado 2018/2021.
“Façamos dos sonhos nossas metas e das dificuldades os desafios a serem vencidos”.
Em poucas horas estaremos encerrando o ano de 2018 e iniciando o ciclo de 2019. Qual deve ser a atitude maçônica neste período?
Ou, qual deve ser o elemento alegórico que a Maçonaria reservou em suas tradições simbólicas, para que possamos trabalhar tudo que envolve o inicio de uma nova oportunidade?
Este elemento é a Prancha de Delinear! Conforme o rito é também chamada de “Prancheta” e até de “Pedra de Riscar”.
Nada mais é do que a plataforma onde são delineados, traçados, desenhados, escritos os projetos, as formas, os detalhes e as instruções para a construção.
Este elemento carrega instruções profundas, que podem passar despercebidas; Primeiro: tem o título de “JÓIA”, ou seja, “ALGO DE MUITO VALOR”. Segundo: é considerada uma “Jóia FIXA”, portanto, não pode ser retirada, passando a mensagem que se trata de símbolo IMPRESCINDÍVEL na composição do Templo.
Sob o ponto de vista da simbologia, cabe-nos a pergunta: - O que é o verdadeiro Templo para o Maçom?
Certamente haverá a resposta que é o “Templo Interior” seguida do gesto de encostar a mão no peito. Mas, é necessário esclarecer que este Templo Interior não é o corpo.
O CORPO É APENAS A ESTRUTURA MATERIAL USADA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO SACRO, QUE VISA O FORTALECIMENTO DA ALMA E DO ESPÍRITO.
Nesta perspectiva, devemos incorporar a Prancha de Delinear em nossa vida. Devemos ter um rigoroso planejamento da nossa vida.
O futuro não é simplesmente uma incógnita. Muitas vezes, ele é uma simples conseqüência. 
Na Maçonaria, não há elementos ou símbolos que, uma vez estudados, nos darão a previsão do futuro. Mas, há praticas cotidianas que fortalecem o Maçom diante da obscuridade de todos nós sobre o que está por acontecer.
Há ainda outra sutil instrução. A estrutura física da “Prancha de Delinear” é apresentada sem os planos ou com uma “chave” para decifrar os planos. A mensagem diz da “reserva” e da “discrição” com as quais devemos conduzir a nossa vida.
Nossos planos são nossos. Portanto, só cabe a nós mesmos conhecê-los. Edifique em silêncio, eduque pelo exemplo e corrija pelo amor.
Permita-me uma nova leitura da instrução: A Prancha é elemento do Mestre, seu conhecimento não cabe aos Aprendizes e Companheiros. Assim o é no Templo Maçônico, mas no Templo Interior, indiferente do grau, somos nós os Mestres que traçamos os planos que erguem Templos à NOSSA VIRTUDE e Masmorras aos NOSSOS VÍCIOS.

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos