Humanismo Maçônico

14 de Julho de 2019

Saudações, estimado Irmão!
HUMANISMO MAÇÔNICO
A imagem mais tradicional da ação da Maçonaria sobre o homem é aquela que vemos o próprio homem se lavrando e surgindo de um bloco de pedra. 
Talvez, o Irmão não se dê conta, mas esta imagem é exatamente uma contraposição ao Teocentrismo Medieval, que apregoava serem a origem, a ação e o destino de tudo e de todos fundamentados apenas em dogmas religiosos.
Em oposição a esta doutrina surge o Antropocentrismo apresentando a supremacia do homem, dotado de inteligência e discernimento como ferramentas adequadas para gerar o bem, manter o que é bom e garantir um futuro de felicidade.
Nosso foco não é tratarmos de teísmo, deísmo, agnóstico ou ateísmo e muito menos um pensamento anticlerical. Nossa herança Iluminista nos coloca como agentes de transformação social “.......tornar feliz a humanidade........”  e sob ponto de vista material, devemos estar no “centro do universo”.
Ao Maçom cabe posturas éticas e razão, que lhe darão respeitabilidade e credibilidade para cumprir seu papel de construtor social.
A Maçonaria, como filosofia moral, integrou para seu o corpo o Humanismo secular que “é a corrente filosófica que tem como doutrina a razão humana, a justiça social e ética. O humanismo é uma postura ética, cultural, filosófica e artística surgida no século XV, na Europa, que enfatiza a importância dos próprios seres humanos como fonte de formação de valores.”
Sete são os principais pontos de interseção entre Maçonaria e Humanismo: 
O homem é o responsável direto pelos seus atos e conseqüências. Não credita ao sobrenatural as consequências dos vícios ou a falta de virtude. (malho e cinzel)
O homem é dotado de meios para chegar à solução de um problema por evidências claras, aceitáveis e precisas; e usa, permanentemente, a razão. (régua e prumo)
A moralidade e a ética dos atos não devem ser fundamentadas em preceitos religiosos, mas na honestidade, no amor e no respeito.  (esquadro e nível)
Como unidade base da sociedade, o homem procura sua realização pessoal e a ela insere o compartilhamento e a ação de sua evolução. (alavanca e trolha)
Não há crenças com verdades absolutas. Os dogmas restringem as transformações naturais do homem e da sociedade. (compasso e transferidor)
Na observação de pontos de vista divergentes, o homem equaliza as circunstâncias que o envolvem para a transformação necessária a evolução. (lápis e cordel)
O desenvolvimento da sensibilidade, seja no campo das artes ou das questões sociais, amplia a percepção de sua torpeza e lhe traz inspiração para aparar arestas e reconhecer o sublime em ângulos harmônicos (pedra bruta e pedra cúbica)
“O CONHECIMENTO HUMANISTA PRODUZ IDÉIAS.
AS IDÉIAS PRODUZEM SONHOS.
OS SONHOS TRANSFORMAM A SOCIEDADE.”     - Augusto Cury

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos