O BOM MAÇOM É CÍNICO

21 de Julho de 2019

 

 Ano 13 - Artigo 13 - Número Sequencial 714 - 31 Março 2019

Saudações, estimado Irmão! 


O BOM MAÇOM É CÍNICO

Não há equivoco! Confirmo e reafirmo que o bom Maçom é cínico.
Talvez, para facilitar a compreensão, vamos reformular a frase:
PARA SER BOM, O MAÇOM TEM QUE SER CÍNICO!
Posso dar três ou cinco exemplos, mas, por maestria, creio que com sete alcançaremos a plenitude da idéia.
Primeiro: O Bom Maçom ou para o Maçom se tornar bom, ele deve viver com comedimento. Em algum lugar há uma frase que exorta que o comedimento é típico do Maçom. Mas, neste caso, a diretriz está ligada à gula e ao excesso do consumo de “pólvora”.
Porém, o referido “comedimento” não é apenas na mesa, mas, principalmente, trata-se de manter uma atitude moderada em todos os aspectos que envolvam a vida e o viver. Manter a calma e viver serenamente. Observemos que o maior título na hierarquia da Grande Loja é Sereníssimo.
Segundo: Procurar sempre pela verdade. A verdade nada mais é do que a realidade. Evite contar estórias para si mesmo. A vida é um fato real e a sua vida não pode ser vivida na fantasia. Vaidade e soberba são paramentos de peça de teatro com final inevitavelmente infeliz.
Terceiro: Não ser serviçal. Quando a carne se desprende dos ossos, vemos que todos os ossos são iguais. Mas, não há de se confundir libertário, aquele que tem a ação pelo conjunto, do libertino, que revela irreverência às regras em favor apenas de si mesmo.
Quarto: Vida é um conceito que admite diversas definições. A árvore é inerte, um guepardo corre a 100 km/h, uma mosca da fruta vive 13 dias, uma tartaruga pode chegar a 100 anos, a flor da Perpetua pode durar 3 anos, a flor Íris da Praia dura 1 dia. E, assim, há variações na gestação, na alimentação, no ambiente, na forma de tudo que está entre o período do nascimento e a derradeira morte. Mas, a qualificação que indica se um Maçom aproveitou bem este intervalo de tempo é quando se vê que houve menos devaneio e mais ação.
Quinto: Devemos estar atentos aos ensinamentos que recebemos. Ter o cuidado devido para com os Grandes Mestres desenvolve em nós, também, o senso critico que nos desvencilha de abraçarmos cegamente correntes ideológicas, filosóficas e intelectuais. 
Todo “mestre” é um ser humano passível de erro e não há verdades absolutas. Platão se referia aos homens como “bípedes sem penas”, até que outro grande mestre lhe apresenta uma galinha despenada e disse aos alunos da Academia: “- Eis aí seu homem, Platão”.
Sexto: O homem não perdeu o paraíso por conta de ter comido uma maçã, mas por ter “ingerido” conhecimento (Gênesis Cap.2 e 3). Esta alegoria não nos ensina que o conhecimento tem um preço muito alto.
Sétimo: Não há como não passar por caminhos tortuosos, envolver-se com os tinir de espadas, suportar o calor das chamas que nos envolvem nesta vida cotidiana. 
Como dito anteriormente, perdemos o paraíso. Mas, nesta mesma alegoria, sabemos que não fomos mandados para o inferno. Entre a partida e o destino, há tempo e espaço. O passado passou, o presente é o agora e o futuro é uma construção diária.
Se o Irmão não compreendeu a relação do cínico com o conteúdo, é por ter interpretado a palavra cinismo como desfaçatez.
CINISMO é a doutrina filosófica grega fundada por Antístenes de Atenas (444-365 a.C.), que prescrevia a felicidade de uma vida simples e natural, através de um completo desprezo por comodidades, riquezas, apegos, convenções sociais, utilizando de forma polêmica a vida canina como modelo ideal e exemplo prático destas virtudes. 
A imagem que ilustra este artigo é do filósofo Díogenes de Sínope, conhecido como “O Cínico”, cuja etimologia vem do grego kunikós que concerne a cachorro.
O QUÃO BOM E SALUTAR SE OS IRMÃOS VIVESSEM COM SIMPLES TÚNICAS DESPROVIDAS DE COMENDAS, QUE FOSSEM LEAIS E SINCEROS COMO OS CÃES E QUE PORTASSEM NA MÃO ESQUERDA UMA LATERNA PARA TRAZER A LUZ E AFASTAR AS TREVAS DA IGNORÂNCIA.
A LANTERNA TEM DE ESTAR NA MÃO ESQUERDA, POIS, A DIREITA DEVE ESTAR LIVRE PARA O CASO DE NÃO CUMPRIR SEUS JURAMENTOS, APLICAR EM SI AS PENALIDADES.
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG
Sérgio Quirino

 

← Voltar para artigos