QUAIS COLUNAS SUSTENTAM SUA VIDA ?

21 de Julho de 2019

Ano 13 - Artigo 17 - Número Sequencial 718 - 28 Abril 2019

Saudações, estimado Irmão!
QUAIS COLUNAS SUSTENTAM SUA VIDA?
A pergunta não visa a uma resposta lógica, concreta ou de retórica professoral. Se deslocarmos o foco perceberemos uma sutil reflexão nela contida.
A Coluna, como um elemento arquitetônico, nada mais é do que um pilar, que recebe o peso (carga) da parte superior e o transmite para a base (fundação). Sua forma e detalhes variam conforme o estilo, chamado de Ordem Arquitetônica. 
MAS, TODAS AS COLUNAS TEM UMA CARACTERÍSTICA COMUM:
 SÃO ERGUIDAS EM PRUMO.
Uma boa resposta maçônica à pergunta sobre quais colunas sustentam a sua vida, estaria em “J” e “B”, com as instruções inerentes? Talvez, se compreendermos as diferenças conceituais e aplicadas entre “robustez” e “energia”, assim como, também, nas concepções de “belo” e “admirável”.
Nelas, há de acharmos uma infinidade de “âncoras” e “velas”, que nos manterão seguros ou nos levarão a destinos que supomos serem portos seguros.
Moral e Ética. Deus e Família. Labor e Virtude. Honra e Dedicação. Fervor e Zelo. Lar e Trabalho. Fé e Caridade. Ordem e Progresso, enfim, temos muitos exemplos de pilares que podem sustentar uma vida.
Neste ponto é que precisamos deslocar o foco. Provavelmente, durante a leitura, o Irmão procurou substantivos e adjetivos, baseado em experiências vividas ou perspectivas futuras e os associou às colunas.
Tal conclusão, possivelmente, pouco agrega à condição real da coluna. Seria como colocarmos um rótulo de whisky importado em uma garrafa de aguardente. Teremos uma embalagem de vidro, com liquido alcoólico em seu interior, mas, sabemos que não se trata da mesma coisa, pois não SUSTENTA uma análise.
Na sustentação de uma REALIDADE é, justamente, onde queremos provocar a reflexão.
Já escolhemos e colocamos em prumo as Colunas de nossa vida e acreditamos que somos os protagonistas do dia-a-dia. Porém, diante desta ação de “sustentação” devemos ter bem claro em nossa mente que os valores que nos regem devem passar pelo crivo da VIRTUDE e do VÍCIO.
As “Suas Colunas” lhe amparam na Virtude ou lhe servem para não deixá-lo cair no Vício?
No sentido da coluna como algo que lhe provê, a sustentação de “Suas Colunas”, é mais importante para assegurá-lo na Virtude ou lhe socorrer no Vício? Nos argumentos de defesa de uma idéia, “Suas Colunas” defendem a Virtude ou advogam contra o Vício?
Podemos ainda aprofundar um pouco no significado de sustentação, nos sentidos de “manter”, “reafirmar algo”, demonstrar “força” ou “resistência”, conferir “conhecimento” ou “dignidade”.
MAS, O CERNE DA SUSTENTAÇÃO DE UMA VIDA, NÃO ESTÁ NAQUILO QUE A MANTÉM, MAS NO SEU PROPÓSITO DE VIVER.
Diante desta nova perspectiva, peço ao Irmão que se aprume e lhe retorno à pergunta:
Quais Colunas sustentam sua vida?
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos