JUSTO E PERFEITO ou JUNTO E PARTÍCIFE?

21 de Julho de 2019

Ano 13 - Artigo 21 - Número Sequencial 722 - 26 Maio 2019

Saudações, estimado Irmão!
JUSTO E PERFEITO ou JUNTO E PARTÍFICE?

As abreviaturas da linguagem maçônica foram criadas para ocultar palavras e frases, a fim de que os profanos não as usassem e, assim se passarem por iniciados. Medida salutar e ainda útil, apesar da atual difusão dessas expressões nas redes sociais. 
Sobre este tema, duas observações devem ser feitas. A primeira é a constatação de que não basta ler um dicionário Português/Alemão para dizer que se fala alemão. Além das palavras e seus significados usados simplesmente como código, há o tempo, lugar e as situações históricas adequadas para seu uso.
Sob a ótica da gramática, a palavra conjunção é um termo invariável, que tem por função ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical.
O uso pessoal das abreviaturas maçônicas J.’. e P.’. trata de conjunções, ou seja, que buscam a junção, a ligação e a união dos verdadeiramente iniciados.
Outro aspecto a considerar é que, pelo fato das abreviaturas maçônicas estarem amplamente difundidas, devemos nos concentrar com o que é o certo e evitar o erro. 
Ao Maçom cabe se qualificar e sempre se manter atento às possíveis investidas de elementos estranhos, que tentam adentrar aos Templos, propor negócios embasados na correção maçônica, solicitar ajudas filantrópicas, enfim, toda e qualquer ação onde seja necessário o M.’.I.’.C.’.T.’.M.’.R.’. 
Qualquer um que se apresente como Maçom deve ter a documentação adequada e possuir um histórico maçônico. De nada adianta perguntar sobre trolhamento e detalhes ritualísticos, a quem se levanta alguma suspeita. Ele, certamente, os memorizou. Mas, o que se deve inquirir é sobre momentos e lugares em que ele tenha vivido maçonicamente. Com este método torna-se mais fácil retirar-lhe a máscara.
DE FORMA CLARA E INCISIVA: SE O VISITANTE OU QUALQUER UM QUE SE APROXIMAR DIZENDO-SE IRMÃO, SE NÃO PROVAR CLARAMENTE SUA CONDIÇÃO DE INICIADO, NÃO É IRMÃO. PORTANTO, NÃO O TRATE COMO TAL.
Por outro lado, estando tudo J.’. e P.’., o outrora desconhecido e agora Irmão reconhecido como tal ,deve fazer na Loja a ação de J.’. e P.’..
A frase acima se torna sem sentido, se dermos a ela a mesma tradução aos dois “J” e dos dois “P”. A confusão criada serve para especularmos sobre as possibilidades de cada símbolo, seja um ícone ou letra.
Observe que o tradicional “J e P” é uma afirmativa positiva de uma situação ou momento pessoal. Mas, e se eu propuser que o “J” e “P” tenha uma conotação de ação coletiva ou proposta de ação futura entre Irmãos Lojas? Neste caso, poderíamos interpretá-las como “Junto e Partícipe”.
MUITO SALUTAR PARA NOSSA ORDEM É QUE SEUS OBREIROS NÃO SEJAM APENAS HOMEM QUE SE COMPORTAM CONFORME A JUSTIÇA E QUE SE APRESENTEM SEM DEFEITOS, OU SEJA, PERFEITOS.
MELHOR É QUE ELES ESTEJAM JUNTOS E PARTÍCIPES, EM PROL DOS NOSSOS VALORES.


Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos