Rito Sueco

28 de Julho de 2019

 Ano 13 - Artigo 30 - Número Sequencial 731 - 28 Julho 2019


Saudações, estimado Irmão!

RITO SUECO


Em decorrência de estar em Estocolmo, capital da Suécia, fui recebido na Svenska Frimurare Ordenque na tradução direta é Ordem dos Maçons Suecos, em tradução institucional é a Grande Loja da Suécia.

Não há como descrever a visita. Externamente, o prédio é muito sóbrio. Internamente, os grandes salões e Templos são impressionantes. Confira no Facebook “Sérgio Quirino” e no Instagram “quirinoglmmg”

Há, em Estocolmo, registros da prática da Maçonaria na forma moderna ou especulativa datados de antes de 1756. Este ano (1756), em especial, é marcante para o inicio do Rito Sueco. Foram quase 50 anos de trabalho para os ritualistas formatarem completamente sua estrutura.

O Rito Sueco é sui generis e muito interessante. Trata-se de um rito essencialmente cristão e até há alguns anos, era cristão luterano. Nas sindicâncias havia, inclusive, pesquisa da participação do candidato junto à paróquia. Consta também no juramento, não abandonar a fé cristã. 

Com o tempo, passaram a aceitar cristãos de outras denominações, mas há restrições. Os fieis das Testemunhas de Jeová, por exemplo, não são aceitos, mas não me coube aprofundar nessas restrições.

Até determinada época, o Rei era o Grão-Mestre, mas aconteceu alguma coisa que não compreendi bem, que fez com que um Duque assumisse a condição e, assim, a linha de sucessão mudou.

A Família Real participa dos eventos da Ordem e a atual Rainha Silvia, que nasceu na Alemanha, mas tem a cidadania brasileira e foi criada no interior de São Paulo durante a Segunda Grande Guerra, visita a Instituição pelo menos uma vez por ano e faz vultosas doações.

O Rito é composto por 10 Graus, mas pode ser 11. Isto porque o Décimo Primeiro Grau é dado pelo Rei, fora da Ordem. Os Cavaleiros-Comandantes da Cruz Vermelha podem ser composto, no máximo, por 33 Irmãos, sendo 3 destes reservados a altos membros da Igreja Luterana.

Os outros 10 graus são divididos em três grupos ou “alojamentos”. As Lojas de São João, que trabalham os graus de Aprendiz, Companheiro (Companheiro de Ofício) e Mestre Maçom, onde há uma severa atuação dos instrutores, um real comprometimento do Obreiro e é possível alcançar a “plenitude” em 3 anos.

O segundo estágio tem uma interessante novidade. Em algumas jurisdições (o Rito também é praticado na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia e até na Alemanha), o Irmão que “quiser ir mais longe”, tem que “mudar” de “alojamento”. Ele sai de sua Loja Mãe (Loja de São João) e vai ser iniciado em uma Loja de Santo André, que se reúne nos Graus de Aprendiz Muito Venerável (4º), Companheiro de Santo André (5º) e Ilustre Mestre Escocês de Santo André (6º).

A média de tempo para completar os graus de uma Loja de Santo André são 5 anos e  as Lojas possuem estruturas físicas diferentes.

Os últimos 4 graus são ministrados não em Lojas, mas em Capítulos, que ministram o Irmão Muito Ilustre (7º), Irmão Mais Ilustre (8º), Irmão Iluminado da Loja de São João (9º) e Irmão Muito Iluminado da Loja de Santo André (10º).

Os grupos são totalmente independentes, mas há um reforço sequencial e um aprimoramento do um grau em relação ao anterior. A média para se alcançar o último grau em um Capítulo são 10 anos.

A seriedade na ascensão aos graus é, como, de fato, deveria ser, extrema. O grau só é conquistado por merecimento provado individual e pessoalmente. A ocupação de cargos tem como base a consolidação das instruções de graus posteriores, até ao máximo, que presidirá ou trabalhará o Obreiro.

Há na Suécia aproximadamente 15.000 Maçons orgulhosos de sua condição de “exemplo de honra e dignidade” para as futuras gerações. Eles aplicam anualmente 45 milhões de coroas suecas em projetos filantrópicos e vivem sob o lema “Veritas persuadet” (a verdade convence).

NÓS DO REAA TANTO ASPIRAMOS SENTAR EM UM TRONO, CUJO DERRADEIRO DEGRAU É JUSTAMENTE ESTE. QUÃO BOM SERIA APRENDER COM NOSSOS IRMÃOS SUECOS, SEJA ONDE ESTIVERMOS, OCUPANDO QUALQUER FUNÇÃO. MESMO PARADOS, DEVEMOS ESTAR SEMPRE SOB O SOLO SAGRADO DA VERDADE.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!


Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos