LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL

4 de Agosto de 2019

13 - Artigo 31 - Número Sequencial 732 - 04 Agosto 2019

Saudações, estimado Irmão!
LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL

Por se tratar de atividade maçônica pública, a descrição do conteúdo e propósito não colide com a discrição prescrita nos rituais.

Pelo contrário, a atividade é realizada, inclusive, para apresentar às cunhadas, sobrinhos, autoridades e demais presentes, alguns propósitos e valores maçônicos, que serão instruídos e trabalhados dentro das paredes que se erguerão a partir desta primeira “pedra”.

A Pedra fundamental não é uma criação da Maçonaria, nem de uso exclusivo da nossa Augusta Ordem e não se trata, necessariamente, de uma pedra. Na grande maioria dos casos, é uma caixa de alvenaria, onde se deposita objetos da atualidade para que as futuras gerações de Maçons possam conhecer um pouco da história da construção do Templo e da Loja, isto depois de passados 30, 50 ou até 100 anos.

A obra começava com a observação atenta das características do relevo, a posição dos Pontos Cardeais e os propósitos da edificação. Com esses dados, os construtores ou Maçons Operativos, lavravam uma pedra bem esquadrejada (com todos os ângulos retos bem definidos) e a instalavam no ângulo anterior esquerdo. A partir dela, se inicia a obra e as demais marcações de espaços e confirmações dos outros 3 ângulos retos, que comporão o fechamento da área. Esta era a função prática desta instalação.

Nos Rituais Maçônicos, adotou-se a expressão “lançamento”, que não condiz com a realidade, pois fazemos o “Assentamento” da pedra sobre o solo.

Da necessidade técnica dessas pedras, o que hoje chamamos de piquetes, usados para marcar os limites de um terreno ou de obra a ser edificada, os Maçons Especulativos visualizaram a oportunidade de transmitir e perpetuar grandes e profundos ensinamentos.

Estando os Irmãos e convidados no local e, após a abertura dos trabalhos, com breves explanações sobre os propósitos de estarem ali, rompem a marcha, estando o Grão-Mestre e seus Grandes Vigilantes em pé no local onde, no futuro, estará o Altar do Venerável Mestre.

A primeira parada será no ângulo anterior direito (na direção da Secretaria), onde o GM roga ao GADU para que os futuros trabalhos ali sejam sempre em Paz  e Harmonia.

Rompe-se nova marcha, parando no ângulo posterior direito (na direção da cadeira do Mestre de Harmonia), o GM roga ao GADU para que todos se esforcem a procurarem a Verdade e avançarem nos caminhos da Justiça.

Na terceira marcha, chegamos ao ângulo posterior esquerdo (na direção do altar do Primeiro Vigilante), onde ouvimos a súplica para que os Maçons se esmerem na Bondade em enxugar o pranto do infeliz, viverem em Continência e, para sermos dignos das bênçãos, cultivemos a Temperança.

Ao final da quarta marcha, chegamos aonde será assentada a Pedra Fundamental, onde o GM roga por Sabedoria e Força. Pega-se uma trolha e, com massa, cimenta-se a Pedra ao solo (ou coloca-se a tampa sobre a caixa de alvenaria). A trolha é passada aos Irmãos e cada um vai depositando um pouco de cimento para completar a fixação.
Os trabalhos são encerrados com o uso da palavra.

Esclarecimentos são necessários: Como foi dito, este cerimonial não é exclusivo da Ordem Maçônica, sendo também utilizado em várias Igrejas. Assim o fazem até as Forças Armadas, quando vão edificar uma grande unidade.

Aqui relatamos o Templo físico. E o lançamento ou assentamento da Pedra Fundamental no Templo Espiritual?

SIM! SE COMPREENDERMOS QUE AS INVOCAÇÕES FEITAS NÃO MUDARÃO A ESTRUTURA DA OBRA, MAS IRÃO LEMBRAR AO OBREIRO O QUE SÃO AS VIRTUDES FUNDAMENTAIS, QUE DEVEM SER ASSENTADAS DENTRO DE SI, PARA QUE O MAÇOM SE TORNE A PEDRA SOBRE QUAL SE EDIFICARÁ UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E PERFEITA.

DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS Casa do Caminho 302, do Oriente de Fervedouro, onde, acompanhando o Sereníssimo Grão-Mestre, Edilson de Oliveira, o Eminente Grande Segundo Vigilante, Rodrigo dos Anjos e o Delegado Geral Marlos Novais, realizamos o Ritual de Lançamento da Pedra Fundamental de Templo Maçônico. Longa e próspera vida a esta querida Oficina.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!

Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos