Saudações, estimado Irmão!
20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM. SIM OU NÃO?
Sim, porque é sim. E não, porque é não. Esta é a relatividade comum em datas comemorativas.
Incoerência e falta de consistência nas respostas se devem a qual referência tomamos para afirmar ou negar que o dia 20 de agosto seja o Dia do Maçom.
O “fato histórico” que explica a escolha do dia 20 de agosto teria partido de uma reunião maçônica, onde Gonçalves Ledo, em um discurso inflamado e eloquente, convenceu aos demais Irmãos de que o Brasil deveria proclamar sua independência de Portugal. Mesmo porque, naquele momento, os Maçons à época já estavam se considerando livres do jugo português.
O “balaustre” é datado do Vigésimo dia do Sexto mês do ano de 5822 da Verdadeira Luz. Na tradução para o nosso calendário, alguns Irmãos dataram esta reunião como ocorrida no dia 20 de agosto de 1822.
O ano está correto, pois a diferença entre o numeral de anos da V.L. e o da E.V. são exatos 4.000 anos. O primeiro erro está em compreender que o sexto mês se trate apenas de agosto. Isso porque o sexto mês maçônico é constituído pela última dezena de dias de agosto e as duas primeiras dezenas de dias de setembro. Parece complicado?
Mas é simples. O ano maçônico começa em 21 de março e seu primeiro mês termina em 20 de abril. O segundo mês começa em 21 de abril e termina em 20 de maio, o terceiro mês começa em 21 de maio e termina em 20 de junho. O quarto mês começa em 21 de junho e termina em 20 de julho. O quinto mês começa em 21 de julho e termina em 20 de agosto e o sexto mês começa em 21 de agosto e termina em 20 de setembro. Agora, ficou claro.
Este calendário está registrado nos Templos Maçônicos! Qual é a primeira Coluna Zodiacal, aquela que fica no início da Coluna do Norte?
Exatamente! É a Coluna de Áires, cuja regência vai de 21 de março a 20 de abril.
Esclarecido o mês, localizemos o verdadeiro dia onde Gonçalves Ledo demandava a Proclamação da Independência. O primeiro dia do sexto mês foi 21 de agosto. Como agosto tem 31 dias, o dia 1 de setembro foi o décimo segundo dia ainda do sexto mês.
Quatro dias depois, chegamos a 5 de setembro, que corresponde ao décimo sexto dia. Mais quatro dias, chegamos ao vigésimo dia do sexto mês, que corresponde a 9 de setembro.
Sem demérito nenhum ao Irmão Gonçalves Ledo, mas a Proclamação já havia ocorrido dois dias antes, no famoso episódio às margens do Ipiranga, em São Paulo. Mas, a notícia ainda não havia chegado à Corte, no Rio de Janeiro.
Se o fundamento para a escolha da data do Dia do Maçom foi este discurso de Ledo, o dia 20 de agosto não é o nosso dia. Este seria 9 de setembro. Então, o discurso de Ledo não teve valor motivacional em Dom Pedro I. Portanto, não há do que nos orgulhar e celebrar.
Porém, há mais de 60 anos é reconhecido pelas Potências Maçônicas Brasileiras, o dia 20 de agosto como Dia do Maçom. Nesta referência, sim, podemos celebrar a data.
Havendo o questionamento se devemos aceitar o erro histórico, ficam duas perguntas: Houve má fé? Há algum problema com a data?
Variações de datas comemorativas ocorrem frequentemente. Você sabia que existe o Dia da Internet? Em alguns lugares ele é comemorado em 17 de maio; e em outras partes do mundo, em 29 de outubro. Interessante é que o Dia de Santo Isidoro de Sevilha, padroeiro da Internet, é dia 04 de abril.
Também não podemos esquecer que foram as autoridades eclesiásticas que determinaram que Jesus Cristo nasceu em 25 de dezembro, sem fundamentação histórica e por motivações adversas.
ENFIM, É IMPORTANTE EXISTIR O “DIA DO MAÇOM” PARA CELEBRARMOS.
EM TODO O BRASIL, HÁ UMA MOVIMENTAÇÃO EXTREMAMENTE SALUTAR, COM REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS, REUNIÕES CONJUNTAS, PALESTRAS E MUITA FESTA, QUE APROXIMAM OS MEMBROS DA FAMÍLIA MAÇÔNICA E ARRECADAM FUNDOS QUE FORTALECEM A HOSPITALARIA DAS LOJAS.
PORTANTO, SEM EQUIVOCO OU RESERVA MENTAL:
FELIZ DIA DO MAÇOM!
DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS Templários do Rio das Velhas 078 do oriente de Várzea da Palma onde estivemos palestrando no 3º Encontro das Lojas do Centro-Norte de Minas Gerais e dos ARLS Novos Confidentes 236 do oriente de Belo Horizonte onde estivemos nas comemorações pelos 30 anos de fundação.
Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!
Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.
Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG
|