ATENÇÃO "HORÁCIOS"

8 de Setembro de 2019

Ano 13 - Artigo 36 - Número Sequencial 737 - 08 Setembro 2019


Saudações, estimado Irmão!

ATENÇÃO, HORÁCIOS!
(Fique atento aos símbolos)


Em tese, todos nós sabemos que o conhecimento maçônico não se restringe ao que está escrito nos rituais.

Primeiramente, porque se trata apenas de livros que instruem procedimentos de trabalho de uma Loja Simbólica, que são metodologicamente apresentados de acordo com o grau e rito. Ritual do GRAU de Aprendiz Maçom para o RITO Escocês Antigo e Aceito; Ritual de Passagem do RITO de York; RITUAL dos trabalhos do RITO Schröder para o Companheiro Maçom, e assim por diante.

Naturalmente, os conteúdos nos rituais partem de profundos conhecimentos maçônicos nos respectivos graus. Mas, não precisa ser nenhum erudito em Maçonaria, para reconhecer que o conhecimento maçônico não se limita a essas poucas páginas de instruções de procedimentos contidas nos rituais.

Na famosa peça “Hamlet”, de William Shakespeare, (cena V, Ato I), há uma frase que se tornou universal e deve sempre nortear nossos estudos: “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que pode imaginar a nossa vã filosofia”.

Assim, clamamos aos Irmãos: Queridos Horácios, vamos aprender a pensar! Por exemplo, estamos no mês de Setembro e instintivamente pensamos no sete, mas, SETEmbro é o mês nove do calendário. Por quê? Porque Setembro já foi o sétimo mês no calendário romano.

E o número sete, então? Os símbolos atribuídos ao numeral 7 são os ciclos que formavam o calendário da vida humana. Este mês, que terminava justamente no Equinócio de Outono no Hemisfério Norte ou seu equivalente, o Equinócio de Primavera, no Hemisfério Sul, era o terceiro mês pelo calendário da Grécia Antiga e chamava-se Boedromion.

Mas, como estas analogias e exemplos se vinculam ao conhecimento maçônico? Nos Mistérios de Elêusis, na Grécia Antiga.

Perséfone era filha da Deusa Deméter, da agricultura. Quando passeava pelo campo, Perséfone foi raptada por Hades, Rei do Mundo Inferior (bem abaixo da superfície).

Sua mãe, a Deusa da Agricultura, desesperada com o rapto da filha, deixou de cuidar das plantações e os homens começaram a morrer de fome.

Zeus, Irmão de Hades, que morava bem acima da superfície, havia permitido o sequestro, mas depois se arrependeu. E, como era o Deus Maior, decidiu que ela, Perséfone, seria encarcerada no elemento terra, durante determinado tempo, como que em um processo de reflexão para a iniciação. Em seguida, voltaria para o convívio com sua mãe, porém em ciclos intermitentes.

A semente depositada ao solo se transforma em planta, gera o fruto e deposita novamente a semente ao solo.

Nas Escolas Iniciáticas da Grécia Antiga havia a Grande Iniciação aos Mistérios de Elêusis. Tem este nome, porque Perséfone foi sequestrada nos Campos de Elêusis.

A ritualística desta iniciação nos remete ao ciclo da alma, que desce à matéria, passa pelos sofrimentos próprios da nova forma, em seguida, pela angustia das trevas do esquecimento e, enfim, volta à Luz.

O momento final da Iniciação, chamado de “A Grande Visão”, era onde se visualizava uma espiga de milho ou um ramo de trigo. (Atenção, aqui, ao símbolo de determinado painel). A mensagem “oculta” neste símbolo é a fertilidade.

O uno se transforma em múltiplo, rompe as entranhas da matéria, procura e luz, germina e frutifica. ASSIM DEVEMOS SER COMO MAÇONS!
 

“FELIZ É O MORTAL QUE PRESENCIOU OS MISTÉRIOS ELEUSÍNIOS. ABENÇOADOS SÃO SEUS OLHOS QUE OS VIRAM, POIS, APÓS A MORTE, A JORNADA DA SUA ALMA O FARÁ DIFERENTE
DOS QUE NÃO FORAM INICIADOS”
Homero


DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS União Sertaneja 008 do oriente de Sete Lagoas onde estivemos nas comemorações pelos 122 anos de fundação e aos Irmãos do Pontal do Triângulo Mineiro onde estivemos palestrando em Sessão Conjunta das Lojas da região no Templo da ARLS Salim Bittar 102 no oriente de Ituiutaba.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!


Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos