Comedimento Maçônico

29 de Setembro de 2019

 

 Ano 13 - Artigo 39 - Número Sequencial 740 - 29 Setembro 2019


Saudações, estimado Irmão!

COMEDIMENTO MAÇÔNICO


Algumas instruções maçônicas são explicitas e não necessitam de elucubrações. Em alguns casos, chega a ser até perigoso desenvolver argumentos e teses sobre, por exemplo, qual é a tonalidade de azul do teto do Templo?

A coisa essencial, inclusive a simbólica, é simples; O teto é azul, pois, nos remete à infinitude do universo sobre nossas cabeças. Ponto!

Os outros elementos que compõem a ABÓBADA CELESTE têm também nome, posição e significado. Alguns desses elementos sequer são nominados nos rituais, mas, não significa que estão ali completando o céu ou decorando a Loja. Seus propósitos serão desvendados somente pela observação e pelo uso da sagrada Palavra de Passe: POR QUE.

Você desconhecia esta Palavra de Passe? Ela há muito tempo é o maior legado dos primeiros maçons especulativos e, às vezes, parece que caiu em desuso.

Alerto aos Irmãos que esta reflexão trata apenas de uma alegoria de caráter especulativo/provocativo.

Além e acima das instruções explicitas e implícitas, há aquelas recorrentes e algumas outras que são transmitidas em situações especiais, muitas vezes inseridas em um contexto em que elas podem nos parecer descabidas.

Estamos acostumados às aclamações vigorosas e vibrantes, que fazem as paredes tremerem. Natural, pois estamos alegres com a presença dos Irmãos. Mas, e se houvesse uma ausência?

Um Irmão querido, um Respeitabilíssimo Mestre, cuja existência material tenha sucumbido? Então, neste ambiente de consternação, estaremos apáticos e, certamente, a aclamação sairia em um tom baixo e respeitoso.

Interessante observar que essas diferenças de situação e de linguagem são mais próprias de um consenso social arraigado, do que materialmente prescrito nos rituais.

Mas há uma instrução curta, poucas vezes passada aos Irmãos e que acontece justamente quando muitos Maçons a desacreditam.

Somos alertados no Banquete Maçônico de que nossa conduta deve ser comedida e que é próprio do Maçom o comedimento.

O Comedimento Maçônico vai além da frugalidade, da austeridade, do beber e comer moderadamente. Realizamos este comedimento quando entendemos que a circunspeção é nossa capacidade de analisar todos os lados inseparavelmente da discrição sobre tudo aquilo que analisamos.

Não falamos aqui de um autocontrole momentâneo conveniente. Mas, sim, do efetivo autodomínio. O Comedimento Maçônico não pode ser confundido com a perigosa austeridade, que mais se preocupa em apontar o caminho do inferno do que salvar o espírito.

Nosso comedimento é a harmoniosa frugalidade de ser servido e saber servir àqueles com os quais compartilhamos o pão da vida e o vinho da alma.


A VIRTUDE SE FORTALECE JUSTAMENTE DIANTE DO VICIO.


DEDICO este artigo aos Irmãos da ARLS Tiradentes 095 do Oriente de Uberlândia onde realizei uma palestra; e a todos os demais Irmãos da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, que no último dia 26 de setembro completou 92 anos de fundação.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!


Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos