MAÇOM REMIDO

8 de Dezembro de 2019

Saudações, estimado Irmão!

MAÇOM REMIDO


Está na Lei!  É “preto no branco”! Vale o que está escrito!

Peço licença para provocar a reflexão sobre a possibilidade de um equivoco na interpretação do que chamamos de Lei diante dos valores maçônicos.

A condição de Maçom Remido está presente em todas as Constituições e Regulamentos das Potências Maçônicas brasileiras que conheço.

Mas, esta condição não é reconhecida ou tem sua prática em outras Potências pelo mundo. Em algumas, encontramos o reconhecimento pelos trabalhos prestados e não pela idade ou tempo de iniciado. No Uruguai, o título é Miembro Libre. O Irmão precisa completar, no mínimo, 25 anos de atividade maçônica ininterrupta e cumprir alguns outros requisitos laborais.

Basicamente, aqui no Brasil, a maioria adota a somatória de duas premissas: 65 anos de idade e 15 anos de Mestre Maçom podendo, assim, pedir sua condição de remido e ser dispensado da frequência aos trabalhos e de algumas obrigações pecuniárias.

Mas, como de costume, a questão financeira pode gerar muitos problemas. A GLMMG dispensa as obrigações pecuniárias do Irmão para com ela, exceto as do Fundo de Assistência Maçônico, ficando a critério da Loja a cobrança ou a dispensa das contribuições mensais ou festivas, que são rateadas entre os Irmãos.

Mas, nosso norte está na categoria da condição. O Irmão recebe o Diploma de Maçom Remido e para de ir a Loja. Afinal, ele está “dispensado”, ou seja, “liberado” ou pior, “desobrigado”.

Maçonicamente falando, isto é impossível. Afinal, um HOMEM LIVRE não precisa da condição de “liberado”. Não há como “desobrigar” alguém que, sem sofismo, equívoco ou reserva mental, PRESTOU UM JURAMENTO. Ademais, onde já se viu podermos “dispensar” o CONVÍVIO COM UM IRMÃO?

É fácil resolver esta situação. Basta compreendermos que o Maçom, ao alcançar 65 anos de idade e 15 anos de efetivos trabalhos maçônicos como Mestre Maçom, estará dispensado para ele a VERIFICAÇÃO de frequência. Desta forma, se houver impeditivos de sua presença constante aos trabalhos, não ocorrerá nenhuma consequência. Mas, a Luz de um Irmão nunca será dispensada.

Sabemos que, afinal, há uma Lei. Mas, além da preservação de um direito, devemos compreender que Maçonaria é valor-prática-inspiração.

TODOS NÓS, APRENDIZES, COMPANHEIROS E MESTRES, NOS TORNAMOS HOMENS JUSTOS E DE BONS COSTUMES PELOS VALORES APRENDIDOS NAS INSTRUÇÕES DOS RITUAIS, PELA PRÁTICA DA MORAL E ÉTICA E, ACIMA DE TUDO, PELA CONVIVÊNCIA COM A MATURIDADE E EXPERIÊNCIA DOS MAÇONS QUE NOS ANTECEDERAM. SÃO ELES AS MAIORES E MAIS RICAS LIÇÕES DE VIDA A NOS INSPIRAR.

DEDICO este artigo aos Membros da ARLS Cavaleiros da Paz 295, do Oriente de Alfenas, onde palestramos nas comemorações dos 36 anos de fundação; e a todos os Membros do Capitulo Estrelas de Minas, da Ordem Estrela do Oriente, que, no domingo passado promoveram o “Ouvido Amigo”. Estiveram no Parque com faixas, cadeiras e muita simpatia para, simplesmente, ouvir as pessoas. Infelizmente, dezembro é o mês com maior número de suicídios. Tenhamos a certeza de que um sorriso, um olhar atento e um ouvido amigo podem fazer a diferença. Isso também é Maçonaria.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!


Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos