O MAÇOM TEM FÉ

15 de Dezembro de 2019

 Ano 13 - Artigo 50 - Número Sequencial 751 - 14 Dezembro 2019


Saudações, estimado Irmão!

O MAÇOM TEM FÉ


Ao ler o título, de imediato, vem a nossa mente símbolos, elementos místicos e tudo mais que possa promover a religação da Criatura ao Criador.

Por outro lado, há o fato da Fé ser uma das três Virtudes Teologais estudadas na Maçonaria, ao lado da Esperança e da Caridade. Para melhor compreensão, é preciso distinguir o conceito ético e moral, de caráter filosófico, contraposto ao principio religioso, tendo em vista que Maçonaria não é uma religião.

A diferença é que a “Fé” em questão não se trata de “Crença”, e sim, de “Confiança”.

Uma consulta generalizada aos dicionários sintetiza a fé no ponto de vista do maçom:
 
Fé é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta idéia ou fonte de transmissão”. Wikipédia

No novo ciclo que se inicia com a aproximação do ano novo, devemos aproveitar para unir a raíz grega da palavra “fé”, que é acreditar, com a palavra “fides”, do latim, que significa fidelidade.

Fidelidade trata do respeito aos valores ensinados e aos juramentos feitos. O termo “OBREIRO”, não é um título, mas a designação de uma missão dos que foram iniciados em nossos Augustos Mistérios.

Assim como a ferrugem corrompe as ferramentas em desuso, nossa moral e nosso caráter também se degradam se não combatermos os hipócritas, os pérfidos, os ambiciosos e os corruptos, grandes inimigos da Humanidade. Nossa missão é o compromisso de promovermos, com nossas ferramentas, com um amanhã melhor para as futuras gerações.

A Fé na Maçonaria não são símbolos ou atividades abstratas, que aspiram garantir o futuro de nosso corpo extramaterial em paraísos criados por mentes humanas.

Observemos que nos consideramos “pedra bruta”, elemento alegórico para reafirmarmos nossa estrutura material tosca. O que aspiramos é nos transformarmos em “pedra cúbica” estrutura material trabalhada e civilizada, que usaremos como CONSTRUTORES SOCIAIS.

O MAÇOM NÃO TEM FÉ NO GADU. ELE CONFIA QUE O PRINCÍPIO CRIADOR, QUE RECEBEU O NOME DE GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO É JUSTO E PERFEITO. ASSIM SENDO, HÁ DE MANTER A ORDEM ACIMA DO CAOS, TENDO COMO ARTÍFICES OS HOMENS LIVRES E DE BONS COSTUMES.

Que venha o ano de 2020, com 365 dias de reais oportunidades para vencermos as paixões ignóbeis, que desonram os homens. Que tenhamos, a cada dia, a cada hora, a oportunidade de socorrer os aflitos e necessitados. Que precisemos apenas de minutos para demonstrar que somos exemplos de tolerância, justiça e respeito à liberdade. Que a cada segundo, transformemos deveres em virtudes.

DEDICO este artigo aos Confrades da Academia Mineira Maçônica de Letras pela outorga do Colar do Mérito AMML - Comenda Tiradentes, e aos queridos Irmãos do Triângulo Maçônico Liberdade, Justiça e Prosperidade 376, do Oriente de Pará de Minas, onde colaboramos na Sessão Magna de Iniciação.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!


Neste décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuaremos incentivando os Irmãos a enriquecerem o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos, havendo oportunidade solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de idéias.
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos