Para 2020: CULTURALISMO MAÇÔNICO

29 de Dezembro de 2019

Saudações, estimado Irmão!

PARA 2020: CULTURALISMO MAÇÔNICO


Faltando pouco para encerrar o ano de 2019, somos naturalmente estimulados a reflexões sobre o futuro, os caminhos a seguir e as metas a alcançar.

Hora, então, de pegar a Tábua de Delinear e planificar o que pretendemos construir. Porém e muito além do que construir, precisamos resolver de que forma conduziremos tanto os projetos quanto a sua efetiva realização.

Em tudo o que fazemos na vida temos do início ao fim, a consciência plena de algumas poucas certezas e inúmeras incertezas. Apesar deste aparente antagonismo, não existe uma dualidade, pois ambas são realidades.

A certeza é a realidade ou a sua resposta concreta no instante presente. A incerteza é a mesma realidade ou resposta concreta no instante em que ainda não estamos presentes.

O piso de um templo nos permite a exemplificar isso com clareza. Ele é um piso branco com detalhes em preto, ou piso preto com detalhes em branco? Ao adentrarmos fisicamente e mentalmente ao templo, compreendemos que não há dualidade, fomos instruídos a entender que ali está o exemplo da complementaridade, que se constitui como uma das bases da cultura maçônica.

Compreendemos, assim, que a cultura maçônica é, portanto, o conjunto das instruções, a história, a ritualística, a moral, as leis, os costumes e todas as normas e procedimentos adquiridos pelo Obreiro como membro da Ordem.

A obra prima do culturalismo criado pelo filósofo Florian Znaniecki é o livro Cultural Reality, cuja mensagem principal é: “embora o mundo seja composto de artefatos físicos, não somos realmente capazes de estudar o mundo físico a não ser pelas lentes da cultura”.

O Culturalismo é uma “corrente que defende a importância central da cultura como uma força organizadora nos assuntos humanos”, dentro desta perspectiva, então, o Culturalismo Maçônico é a ferramenta ideal para projetarmos e edificarmos o ano de 2020.
 

OS DOIS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DESTA CORRENTE FILOSÓFICA SÃO: VALOR E AÇÃO.

 

QUE OS VALORES MAÇÔNICOS GUIEM NOSSAS AÇÕES EM 2020.
DESTA FORMA, A EDIFICAÇÃO FICARÁ JUSTA E PERFEITA!


Encerro este décimo terceiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas com um Tríplice Fraterno Abraço e uma frase de cunho culturalista para nossa reflexão.

"O dualismo sujeito-objeto deve ser superado e o pensamento deve estar unido à realidade."

"A realidade não é uma ordem absoluta, mas muda em uma evolução criativa."

"Todas as imagens do mundo são relativas."

 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos