A MAÇONARIA É COSMOPOLITA?

26 de Janeiro de 2020

A MAÇONARIA É COSMOPOLITA?


Em sua índole e sua essência, sim, é uma entidade cosmopolita.

Mas, o que seria a Maçonaria Cosmopolita? Uma perspectiva de transcendência das divisões geopolíticas: Tornar-se cidadã do mundo.

Aqui, costuma-se esbarrar no “germe” da Teoria da Conspiração da “Nova Ordem Mundial”.

A MAÇONARIA, DE FATO, ASPIRA TRANSCENDER E NÃO ELIMINAR AS DIVISÕES GEOPOLÍTICAS.

O transcender no sentido de ir além, de superar barreiras, mas respeitando limites. Trata-se de um Cosmopolitismo Relativo Cultural, que visa assegurar o respeito à diversidade cultural e ao direito de cada, um no limite onde começa o do outro.

E qual é a índole da Maçonaria? É o conjunto de traços e qualidades inerentes ao Maçom, em síntese: Fervor e Zelo na procura do ensinamento.

E qual é a essência da Maçonaria? É aquilo que é o mais básico ao Maçom, em síntese: Moral e Razão adquiridos pelo ensinamento.

Compreendendo esta base, adquirimos condições de assumir nosso papel de cosmopolitas, entendo, assim, que o objetivo de tornar feliz a humanidade é um exercício entusiasta e cuidadoso no aperfeiçoamento dos costumes e da tolerância, na defesa da liberdade e no cumprimento das leis.

Aplicando inicialmente, no Ser Humano que somos nós, repercutimos e vinculamos a postura correta de um homem justo e de bons costumes junto à sociedade.

À medida que vai se difundindo esta condição por todos os recantos da Terra, provamos, sem equívocos, que respeitamos as autoridades e religiões, porém sem preocupação com fronteiras, raças e línguas.

Resumidamente, é realização de uma a vida plena e virtuosa.

O filosofo Zenão de Cítio, que nasceu no ano 333 antes de Cristo, enfatizava a paz de espírito conquistada através de uma vida plena de virtude, de acordo com as leis da natureza. Sua filosofia era calçada na tríade: Lógica – Física – Ética.

A Lógica fornece o caminho na procura da Verdade. A Física nos desperta para além da ciência natural, ou seja, para a natureza divina no universo; e a Ética regula as relações humanas para a conquista da felicidade.

SUGESTÃO PARA REFLEXÃO NA SALA DOS PASSOS PERDIDOS:

Antes de adentrar ao Recinto Sagrado, canalizemos nossas energias para a seguinte máxima:

NÃO deixe que a calúnia o perturbe! Todos nós estamos sujeitos à calúnia.
Mas, saiba superá-la, vivendo de tal maneira que o caluniador não tenha razão.
Não revide um ataque com outro ataque. Não se magoe com o caluniador.
Perdoe sempre. Apenas viva de tal maneira, que jamais o caluniador tenha razão.
(Minutos de Sabedoria – Carlos Torres Pastorino)

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos a enriquecer o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos. Havendo oportunidade, solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de ideias em Loja.

Sinto muito. Me perdoe. Sou grato. Te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos