MORAL E RAZÃO

2 de Fevereiro de 2020

Saudações, estimado Irmão!

MORAL E RAZÃO


No artigo anterior afirmamos que os princípios básicos para o Maçom são a Moral e a Razão; e que eles são adquiridos pelos ensinamentos maçônicos.

Estes dois princípios são de tal ordem de importância, que tudo o que se deve ser tratado em um Augusto Templo deve estar sob seus influxos. Ou seja, sob sua influência e inspiração. Influência dos elementos externos e inspiração nos movimentos internos.

Assim, a Moral e a Razão devem influenciar a Ordem do Dia, a Palavra a Bem da Ordem e estarem em abundância no Quarto de Hora de Estudos e no Tronco de Solidariedade.

A principal importância do estudo da moral se concentra no entendimento de que ela se consubstancia no caráter.  A Moral Maçônica é um diferencial na tomada de decisões e de ações e, principalmente, das intenções que colocam o Maçom em marcha.

Para muito além do preceito social de que a moral institui um código de conduta para o promover o bom convívio entre os cidadãos, somente pela razão é que podemos olhar no espelho da consciência sem rubrar a face, sem pesar a alma ou temer pelo destino do espírito.

A Maçonaria como “Escola de Moralidade” não forma professores ou mestres. A intenção é o reforço permanente para manter o eterno aprendizado desta matéria pelos alunos, indiferente de graus, cargos e funções.

Neste, por este e para este aprendizado, a faculdade de raciocinar conduz, necessariamente, à indução ou dedução e à conclusão de algo novo. A razão é o melhor instrumento de que dispomos para descobrir o que é verdadeiro.

Sob o que está assentado o Trono de Salomão? A VERDADE!

Quais são os dois passos que o antecedem? A PUREZA da Moral e a LUZ da Razão.

Retornamos ao ensinamento do filosofo grego Zenão de Cítio (Chipre -  333 a.C.Atenas - 263 a.C.)  de que o homem deve conquistar apenas um único e simples bem na vida: A Felicidade. Mas, ele vai além prescrevendo o caminho a ser seguido:

"felicidade é um fluxo de vida boa; e isto apenas pode ser atingido através do uso da razão correta coincidente com a razão universal (logos), que tudo governa.

Um mau sentimento (pathos) é um distúrbio da mente repugnante à razão e contra a natureza. Esta essência a partir da qual as ações moralmente boas emergem é a virtude. O verdadeiro bem pode apenas consistir em virtude.

SUGESTÃO PARA REFLEXÃO NA SALA DOS PASSOS PERDIDOS:

Antes de adentrar ao Recinto Sagrado, canalizemos nossas energias para a seguinte máxima:

OS conselhos ajudam, não há dúvida... Mas, não se esqueça de que a solução de nossos problemas está dentro de nós mesmos, na voz silenciosa de nossa consciência, que é a voz de Deus dentro de nós.
Não se deixe enganar: Só você será o responsável pelo caminho que escolher.
Ninguém poderá prestar contas por você. Procure, portanto, viver acertadamente, de acordo com sua consciência.
(Minutos de Sabedoria – Carlos Torres Pastorino)

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos a enriquecer o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos. Havendo oportunidade, solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de ideias em Loja.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos