RESIGNAÇÃO

9 de Fevereiro de 2020

Saudações, estimado Irmão!

RESIGNAÇÃO


O Irmão selaria sua Profissão de Fé com o próprio sangue?

Se você está lendo isto, certamente, se sentiu cheio de valor por se sacrificar pelo bem da Pátria, da Ordem e da Humanidade. Mas, o fato é que não somos soldados ou mártires e o batismo de sangue não é um símbolo de purificação.

Todavia, não podemos faltar à nossa memória aqueles que assim o fizeram em defesa dos sagrados direitos de sua consciência. Sempre houve e sempre haverá perigos no combate à tirania e à ignorância. Daí surge a resignação em aceitar o combate.

Mas, é necessário distinguir resignação de aceitação. Aceitação pode vir da falta de tentativas em travar o justo combate, justificando a realidade posta como uma situação que se encontra além de sua capacidade de transformá-la.

A Resignação Maçônica não é uma simples aceitação metódica do dever. Ela é um penhor solene a que nos propomos de jamais trair nossos juramentos.

Resignação é um misto de conhecimento da realidade, consciência da origem do problema, propositura de atuação e predisposição em atuar como e quando for necessário.

Para uma breve reflexão sobre o tema, apresento o ensinamento do Irmão Allan Kardec, na obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Capítulo IX, tópico 8.
.
A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem que os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, ambas forças ativas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes”.

Longe de viés doutrinário ou religioso, há uma consonância de valores que vem ao encontro dos ensinamentos maçônicos, numa correlação entre obediência, razão, resignação, com o coração.

A Razão estudada na Maçonaria é uma Faculdade Intelectual. Por ela é que vivemos obedientemente a Lei Moral.

Um coração bem formado compreende que diante da realidade do “nada tenho” é preciso resignar-se, sem, todavia, negar o cumprimento dos deveres assumidos.

A fusão mágica da razão com o coração resulta na evolução do homem e no enlevo do espírito.

SUGESTÃO PARA REFLEXÃO NA SALA DOS PASSOS PERDIDOS:

Antes de adentrar ao Recinto Sagrado, canalizemos nossas energias para a seguinte máxima:

RESOLVA seu problema! Há muito tempo você se propõe reformar sua vida, melhorar seus atos, cessar definitivamente suas fraquezas.
Vamos, então, começar a partir deste momento! Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje...
De certo você não há de resolvê-lo do dia para a noite. Mas, comece já!
E se cair de novo, não desanime: saiba recomeçar quantas vezes for preciso!
(Minutos de Sabedoria – Carlos Torres Pastorino)

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos a enriquecer o Quarto de Hora de Estudo. Indiferente de graus ou cargos, somos todos responsáveis pela qualidade dos trabalhos em nossa Oficina.

Imprima este trabalho e deixe entre seus materiais maçônicos. Havendo oportunidade, solicite ao Venerável Mestre sua leitura e promova o intercambio de ideias em Loja.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos