Saudações, estimado Irmão!
O QUE A 3ª LEI DE NEWTON TEM A VER COM A MAÇONARIA?
Talvez, o título mais adequado seja: Seria a 3ª Lei de Newton a principal Lei do Maçom?
O Irmão Isaac Newton, brilhante cientista do século XVII, deixou um grande legado nos estudos da astronomia, alquimia, matemática e da física.
As famosas “Leis de Newton” constituem a base para a compreensão de como os corpos parados ou em movimentos se comportam em escala terrestre ou celeste.
A Terceira Lei de Newton, que é a que nos interessa momento, proclama: “Para toda força de AÇÃO, existe uma força de REAÇÃO de igual intensidade e em sentido contrário".
Mas, o que tem isto a ver com Maçonaria?
Muita coisa! Principalmente, no momento em que vivemos!
Permitam-me um sacrilégio com a ciência ao postular a Lei Maçônica: A REAÇÃO deve ser de intensidade duplicada ao proceder à AÇÃO.
Estamos vivendo a realidade do CORONAVIRUS. Reagindo, simbolicamente, conforme as regras de proteção individual, trata-se da aplicação do enunciado da 3ª Lei de Newton em escala mundial.
A experiência que a humanidade esta passando se estende para muito além da escala mundial; ou seja, da materialidade física dos acontecimentos. Como homens que aspiram ao enlevo, devemos transpor esta barreira e observarmos a ação do Coronavirus na escala universal, ou seja, na escala sutil, espiritual dos acontecimentos.
Pelas veredas profundas da espiritualidade, este vírus não é nada mais do que a conhecida Lei de Causa e Efeito, que, equivocadamente, é compreendida por muitos como uma reação punitiva, contra ações negativas do homem.
Assim como na Maçonaria nada se faz que não tenha um propósito maior e melhor, tudo que estamos passando neste momento ocorre da mesma forma.
Precisamos nos consolidar como voluntários da reação positiva, a fim de mitigar os efeitos deste agente transformador.
Sim! Transformador! A humanidade não será a mesma quando tudo isto passar e, seguramente, passará. A questão é saber o que nós Maçons estamos fazendo e faremos.
Um pedreiro não trabalha somente na construção. É também sua responsabilidade a conservação e a manutenção das obras; e não há obra maior do que a do próprio ser humano.
Devemos ficar atentos, não somente às medidas profiláticas. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DOS IRMÃOS MAIS VULNERÁVEIS.
Os trabalhos em Loja estão suspensos, mas a Irmandade não cessa. Certamente, todas as Lojas têm seus grupos de whatsapp. Vamos usar esta ferramenta para acompanhar a saúde dos Irmãos e família nas suas necessidades.
Os mais jovens, com menor risco de se contaminar, podem fazer pequenas compras, seja de alimentos ou remédios, que os mais velhos venham a ter necessidade.
É DE SUMA IMPORTÂNCIA DEIXAR DE LADO AS LAMENTAÇÕES.
SEJAMOS A REAÇÃO POSITIVA E PRODUTIVA, COM A PLENA CONSCIÊNCIA DE QUE A REALIDADE DE AGORA É UM ARTIFÍCIO DO CRIADOR, PARA QUE POSSAMOS CONSOLIDAR A ESSÊNCIA DIVINA NO HOMEM, QUE É O AMOR AO PRÓXIMO.
PROPOSIÇÃO DE REAÇÃO MAÇÔNICA:
Que as Lojas, indiferente de Potências, se unam em grupos de whatsapp de amparo aos Irmãos. Façamos grupos por cidades.
- Os Veneráveis Mestres (da cidade) montam grupos só entre eles.
- O Venerável Mestre pergunta ao grupo da sua Loja se algum Irmão pode ser voluntário para fazer compras de supermercado/farmácia ou pagar contas para os Irmãos mais velhos (ficam cadastrados)
- Se algum Irmão tiver a necessidade, deve se reportar ao Venerável Mestre de sua Loja, que passará a demanda para o “Irmão Voluntário”.
- Se na Loja do Irmão necessitado não houver alguém que possa atendê-lo, o Venerável Mestre fará o pedido ao grupo dos Veneráveis Mestres da cidade.
Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos, a fraternidade solidária entre os Irmãos.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG