O QUE A 3a. LEI DE NEWTON TEM A VER COM A MAÇONARIA?

22 de Março de 2020

Saudações, estimado Irmão!

O QUE A 3ª LEI DE NEWTON TEM A VER COM A MAÇONARIA?


Talvez, o título mais adequado seja: Seria a 3ª Lei de Newton a principal Lei do Maçom?

O Irmão Isaac Newton, brilhante cientista do século XVII, deixou um grande legado nos estudos da astronomia, alquimia, matemática e da física.

As famosas “Leis de Newton” constituem a base para a compreensão de como os corpos parados ou em movimentos se comportam em escala terrestre ou celeste.

A Terceira Lei de Newton, que é a que nos interessa momento, proclama: “Para toda força de AÇÃO, existe uma força de REAÇÃO de igual intensidade e em sentido contrário".

Mas, o que tem isto a ver com Maçonaria?

Muita coisa! Principalmente, no momento em que vivemos!

Permitam-me um sacrilégio com a ciência ao postular a Lei Maçônica: A REAÇÃO deve ser de intensidade duplicada ao proceder à AÇÃO.

Estamos vivendo a realidade do CORONAVIRUS. Reagindo, simbolicamente, conforme as regras de proteção individual, trata-se da aplicação do enunciado da 3ª Lei de Newton em escala mundial.

A experiência que a humanidade esta passando se estende para muito além da escala mundial; ou seja, da materialidade física dos acontecimentos. Como homens que aspiram ao enlevo, devemos transpor esta barreira e observarmos a ação do Coronavirus na escala universal, ou seja, na escala sutil, espiritual dos acontecimentos.

Pelas veredas profundas da espiritualidade, este vírus não é nada mais do que a conhecida Lei de Causa e Efeito, que, equivocadamente, é compreendida por muitos como uma reação punitiva, contra ações negativas do homem.

Assim como na Maçonaria nada se faz que não tenha um propósito maior e melhor, tudo que estamos passando neste momento ocorre da mesma forma.

Precisamos nos consolidar como voluntários da reação positiva, a fim de mitigar os efeitos deste agente transformador.

Sim! Transformador! A humanidade não será a mesma quando tudo isto passar e, seguramente, passará. A questão é saber o que nós Maçons estamos fazendo e faremos.

Um pedreiro não trabalha somente na construção. É também sua responsabilidade a conservação e a manutenção das obras; e não há obra maior do que a do próprio ser humano.

Devemos ficar atentos, não somente às medidas profiláticas. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DOS IRMÃOS MAIS VULNERÁVEIS.

Os trabalhos em Loja estão suspensos, mas a Irmandade não cessa. Certamente, todas as Lojas têm seus grupos de whatsapp. Vamos usar esta ferramenta para acompanhar a saúde dos Irmãos e família nas suas necessidades.

Os mais jovens, com menor risco de se contaminar, podem fazer pequenas compras, seja de alimentos ou remédios, que os mais velhos venham a ter necessidade.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA DEIXAR DE LADO AS LAMENTAÇÕES.

SEJAMOS A REAÇÃO POSITIVA E PRODUTIVA, COM A PLENA CONSCIÊNCIA DE QUE A REALIDADE DE AGORA É UM ARTIFÍCIO DO CRIADOR, PARA QUE POSSAMOS CONSOLIDAR A ESSÊNCIA DIVINA NO HOMEM, QUE É O AMOR AO PRÓXIMO.

PROPOSIÇÃO DE REAÇÃO MAÇÔNICA:

Que as Lojas, indiferente de Potências, se unam em grupos de whatsapp de amparo aos Irmãos. Façamos grupos por cidades.

  1. Os Veneráveis Mestres (da cidade) montam grupos só entre eles.
  2. O Venerável Mestre pergunta ao grupo da sua Loja se algum Irmão pode ser voluntário para fazer compras de supermercado/farmácia ou pagar contas para os Irmãos mais velhos (ficam cadastrados)
  3. Se algum Irmão tiver a necessidade, deve se reportar ao Venerável Mestre de sua Loja, que passará a demanda para o “Irmão Voluntário”.
  4. Se na Loja do Irmão necessitado não houver alguém que possa atendê-lo, o Venerável Mestre fará o pedido ao grupo dos Veneráveis Mestres da cidade.

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos, a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos