DIACRONIA MAÇÔNICO.

5 de Abril de 2020


Saudações, estimado Irmão!

DIACRONIA MAÇÔNICO.


O termo “diacronia” foi cunhado para analisar a evolução de uma língua através do tempo.

Permita-me usá-la no sentido puramente etimológico, do grego “dia” (através) mais “khrónos” (tempo).

Então, faremos uma breve provocação de como, através do tempo, está a Maçonaria.

Não nos referimos a este tempo de feitos passados, origens centenárias, expectativas futuras. Tratamos do tempo como o instante do agora.

O mundo passa por grandes adaptações, enormes perdas e infinitas possibilidades de transformação.

A maioria das mudanças que a humanidade realizou, a fez pela coragem de dar um passo à frente, procurando a luz ou a necessidade de evitar um retrocesso, que nos levasse às trevas.

Neste contexto, estamos nós! Nós, os Maçons! Neste momento, precisamos avaliar a dicotomia deste tema na Maçonaria.

Sugiro que deixemos, momentaneamente, de lado a Maçonaria como Ordem, a Maçonaria como Potências e Obediências, a Maçonaria como Escola Filosófica. Vamos nos concentrar na Célula Mater, que somos nós os Maçons.
 

O QUE VOCÊ TEM FEITO NESTE INSTANTE DA PANDEMIA?


As paredes do templo de sua Loja não mais acobertam a bateria dos malhetes. Mas, ainda ecoa dentro do seu peito a Beleza, a Força e a Sabedoria, tão necessárias neste mundo caótico da atualidade.

Não há toque físico. Mas, os laços que nos unem são extracorpóreos. Não se preocupe se não há quórum para suas Palavras a Bem da Ordem. O GADU se sensibilizará com sua prece em favor dos Irmãos.

Se não há quem leve o Tronco ao encontro de suas mãos, faça com que as moedas cunhadas estagnadas em teu bolso, se convertam em alimento na mesa dos menos afortunados e teus pés realizarão o giro da solidariedade.

Se somos bombardeados a cada instante com noticias que nos projetam caminhos escabrosos, seja o guia sereno daqueles cujos olhos permanecem vendados pela ignorância e pelo fanatismo.

Muito além da dimensão médica e econômica, precisamos estudar e compreender a evolução a qual estamos passando.

Neste instante, temos a obrigação de darmos de nós mais e melhor do que no instante anterior de nossa História.

Observe ao seu redor e seja um contribuinte de melhorias. Vibre positivamente. Reconheça que você é pequeno diante do Cosmo, mas não é insignificante dentro do universo de sua família.

E, quando alguém lhe perguntar o quê você tem feito neste instante de pandemia, responda simplesmente: TENHO SIDO MAÇOM !

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos, a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos