"SE QUERES BEM EMPREGAR TUA VIDA, PENSA NA MORTE"

12 de Abril de 2020

Saudações, estimado Irmão!

"SE QUERES BEM EMPREGAR TUA VIDA, PENSA NA MORTE"


Apesar de parecer meio sombrio e ainda mais por estarmos sensibilizados com os números nefastos desta pandemia, esta reflexão, escrita em branco sobre um fundo preto deve ser uma diretriz para o Maçom.

A recordação dos sentimentos vividos em um pequeno compartimento, onde os que aspiram aos Augustos Mistérios estiveram encerrados e fizeram seu testamento, deve ser para nós a certeza da compreensão de uma outra sentença: “Somos pó e ao pó tornaremos”.

Não é para concentrarmos nossa atenção na morbidade da mensagem, mas na inexorável realidade de que, antes de sua concretização, existe um lapso de tempo, divinamente ofertado pelo Criador, como o sugestivo nome de PRESENTE.

Façamos uma analogia usando o presente como um tempo verbal, o presente como o tempo do agora e presente como aquilo que se oferece.

Se queres bem empregar teus VERBOS (ações), pensa quão triste é a inércia.

Se queres bem empregar teu HOJE (o agora), pensa que não podes retornar ao passado e o futuro é uma incógnita.

Se queres bem empregar teus DONS (vida, força, inteligência), pensa em tudo aquilo que avilta o homem.

Depois de tudo que estamos e iremos passar, a vida renascerá mais forte. A inércia do egoísmo foi quebrada pelas ações solidárias, o futuro será melhor, pois refletirá a luz do conhecimento, que agora estamos adquirindo e, enfim, compreenderemos que o grande Dom está na habilidade de SER PRESENTE na vida dos Irmãos em Humanidade.

Hoje (12/04/2020) é o Domingo de Páscoa. A morte e ressurreição de Jesus são o ponto alto do cristianismo e a redenção dos homens. Celebramos o retorno à vida pelo Filho de Deus. Apesar de termos a mesma paternidade, não esperamos o mesmo.

Como Maçons, devemos seguir o significado literal da palavra RESSURREIÇÃO. Há tanto a temer e há muito mais que pode nos derrubar. Porém, nossas “pernas da fé” hão de nos LEVANTAR e, com sabedoria, nossos “braços da caridade” hão de ERGUER os desvalidos.

Não nos preocupamos se somos simplesmente pó, pois, foi ajuntando este mesmo pó que Deus nos criou. Pensamos na morte como uma passagem de nível de existência, pois, seguimos o landmark da crença em um Princípio Criador e subsidiária a esta, cremos na imortalidade da alma.

Enquanto aqui estivermos, empregaremos bem a nossa vida, SIMPLESMENTE, SENDO VERDADEIRAMENTE MAÇOM.

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos, a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos