G.'.T.'. + V.'.M.'. = COMBATE AO COVID-19

26 de Abril de 2020

Saudações, estimado Irmão!

G.'.T.'. + V.'.M.'. = COMBATE AO COVID19


Exatamente, G.’.T.’. é o Guarda do Templo e V.’.M.’. o Venerável Mestre! E o Irmão Quirino esta “prescrevendo” tratamento para a pandemia?

Sim e não! Sou viúvo de duas profissionais da área da saúde. Nessas convivências aprendi a máxima da medicina de que o nunca e o sempre não se constituem como certezas absolutas.

Explicando: Na verdade não existe o doente, mas um ser acometido por uma doença. Portanto, cada qual reage e interage de uma forma. Assim, não se pode afirmar que nunca ou sempre acontecerá determinado evento durante uma enfermidade.

Traço esta explanação para provocar os Irmãos à reflexão do quanto realmente é necessária a procura de estatísticas, gráficos, comparações, números e posicionamentos tanto na esfera da saúde como na política econômica.

Não prego uma alienação, mas, concentração, foco e a disposição de despender energia no que pode realmente fazer diferença nesta pandemia.

Agora, sim, me atrevo a apresentar a “prescrição do Doutor Quirino”.

O que há em comum entre o Guarda do Templo e o Venerável Mestre? Provavelmente dezenas de coisas. Mas, vamos cuidar de um único ponto da ritualística do REAA.

Observe que somente os dois cargos portam, obrigatoriamente, a espada. Uma arma de defesa e ataque, cuja qualidade principal é ser usada para o combate corpo a corpo.

Usando sempre de simbolismo e alegorias, peço ao Irmão que reflita sobre as diferenças entre as duas espadas. A do Guarda do Templo não tem nome. É a espada tradicional, formada por uma lâmina de metal com gumes e uma ponta.

Já, a espada do Venerável Mestre tem nome e motivo. É a Espada Flamejante, constituída de fogo. A mesma descrita em Gênesis, quando o Criador pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden para guardar o caminho da árvore da vida.

Então, temos duas escalas: Uma é estrutura física da espada do Guarda do Tempo em contraponto à imaterialidade da Espada Flamejante. A outra escala é o local onde elas atuam, ocidente (plano material) e oriente (plano espiritual), MAS AMBAS PARA PROTEÇÃO E DEFESA.

Na alegoria das espadas seria como compreender que o combate ao COVID-19 é uma batalha corpo a corpo e que, literalmente, está em nossas próprias mãos a vitória ou a derrota. Precisamos nos armar com estas duas espadas.

No plano material é a conscientização sobre as medidas de higiene e proteção, em grau semelhante de atenção aos aspectos econômicos. Cada Irmão deve avaliar seus recursos e, principalmente, procurar ter uma reserva.
 

A palavra chave no plano material é PARCIMÔNIA (menos é melhor).


No plano extramaterial é preciso equilibrar a dimensão emocional e a espiritual, para não sermos “expulsos do paraíso”. Ações positivas, pensamentos construtivos, momentos de religiosidade, abandono do ego, distanciamento do negativismo e tudo mais que possa lhe trazer a compreensão que tudo tem um propósito maior.
 

A palavra chave no plano extramaterial é ABUNDÂNCIA (mais é melhor).


SEJAMOS O GUARDA DO TEMPLO DE NOSSO CORPO E O VENERÁVEL MESTRE DE NOSSA VIDA.

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos, a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos