O QUE MUDARÁ NA MAÇONARIA APÓS A PANDEMIA?

24 de Maio de 2020

Saudações, estimado Irmão!

O QUE MUDARÁ NA MAÇONARIA APÓS PANDEMIA?


NADA! Reafirmo categoricamente: NADA!
 

MAÇONARIA É UMA ORDEM DE VALORES, TEM SUAS BASES EM VALORES  
E VALORES NÃO MUDAM!


Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Fé, Esperança, Caridade, Justiça, Retidão, Honra, Beleza, Força e Sabedoria e muitos outros valores formam a Maçonaria.

É uma ideia equivocada dizemos: “Entramos para a Maçonaria”. A verdade é que nos “propomos” a um comportamento fundamentado em conceitos e juízos considerados elevados, que denominamos “Sãos Princípios”.

Os Sãos Princípios nos são transmitidos desde a iniciação. Com o passar do tempo, NÓS podemos ou não aperfeiçoá-los, a partir de vivências e experiências junto à Ordem e à sociedade.

O MAÇOM É CONSTRUTOR SOCIAL e, ao mesmo tempo, se dedica ao ATO DE “ESCULPIR-SE”.

A Maçonaria é a mesma, Indiferentemente de cultura, tradição, religião, raça, língua, latitudes e longitudes.

A mesma Maçonaria que esteve PRESENTE nas Grandes Guerras e nos conflitos regionais, que esteve PRESENTE nas Pandemias da Peste Negra, da Cólera de 1817, da Gripe Espanhola de 1918, da Gripe Suína de 2009, que esteve PRESENTE nas ditaduras, nas adequações da linguagem e nas transformações tecnológicas, essa Maçonaria não mudará em nada.

A maneira como nos aproximaremos dos valores maçônicos, se adequará ao seu tempo, como sempre se adequou.

Recordemos os registros históricos que narram nossas primeiras Lojas se reunindo no “profano” mundo das tabernas. Duvido muito, que havia nesta época o “comedimento próprio dos maçons”.

E os Ritos? Estes foram criados sob a influência das circunstâncias da realidade do momento.

A linguagem também foi atualizada: - Eu vós saúdo por anóveas! – Estamos devidamente protegidos de lambisgoias! – Suso da cadeira do Segundo Vigilante encontra-se a .........

Portanto, os labores maçônicos se adequaram, sejam em ambientes, formas ou linguagem ao mundo físico, que é o ambiente de atuação do Maçom.

E o Maçom? Mudará? Sim! Como mudaram os Irmãos que vivenciaram as Grandes Guerras, os conflito regionais, as pandemias anteriores, as ditaduras e todas as adequações que a vida cotidiana nos exige.

O COVID-19 é o catalisador maçônico, que pode acelerar o ato de “esculpir-se”. Lamentavelmente é preciso o “CAOS” para compreendermos os valores da “ORDEM”.

Estamos em um processo acelerado de reavaliação de futuros comportamentos, reflexões sobre atitudes tomadas, incontáveis ações em prol de tornar feliz a humanidade, tudo isso NO PRESENTE DO AGORA.

Mas, desde que fomos iniciados, ou seja, ANTES DO AGORA, já sabíamos do V.I.T.R.I.O.L.,. A questão está no DEPOIS DO AGORA.

Tornarmos-nos elementos ainda mais úteis na e para a sociedade. Portanto, precisamos, simplesmente, cumprir nosso desiderato: A Pedra Cúbica.

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
 

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos