SORORIDADE MAÇÔNICA

14 de Junho de 2020

Saudações, estimado Irmão!

SORORIDADE MAÇÔNICA


Frequentemente vivenciamos ações positivas de aproximação e apoio FRATERno, das ações de IRManaçÃO demonstrando como os Maçons podem ser HOMENS justos e de bons costumes.

Sim, são vivências extremamente positivas, mas não se completam. Não podemos nos esquecer de uma parte fundamental de nossa vida: a alma feminina seja ela mãe, irmã, esposa ou filha que, no plano da espiritualidade escolhemos para juntos caminharmos na Terra.

No momento de pandemia, as dificuldades econômicas, emocionais ou afetivas e a distância dos entes queridos, geram preocupação com as pessoas amadas, principalmente, com as que estão em grupo de risco. Essas são angustias do espírito, pois, todos nós vivemos com alguma carência sem separação de gênero!

“Tornar feliz a humanidade” será apenas um jargão se não dedicarmos a nossa energia também em auxílio e apoio à pessoa mais próxima a nós.

De maneira mais prosaica, se você, homem, está em casa, angustiado e com saudades do papo com os amigos no “Buteco do José”, imagine que ela também pode estar sentindo falta da convivência leve no “Salão da Maria” ou dos encontros com as amigas.

A fraternidade (frater = irmão) é uma energia poderosa, potencializada no apoio à sororidade (sóror = irmã). A palavra diz da relação de afeto e irmandade entre as mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos, que vão além da questão designada como feminista.

Devemos, portanto, agregar aos nossos labores maçônicos a solidariedade e a empatia focadas na mulher. Afinal, a Maçonaria é uma Instituição Familiar. Somente iremos mais longe se conseguirmos ligar os pontos de perfeição advindos da exaltação de nossas companheiras de jornada.

Incentive as cunhadas a formarem grupos de apoio. Inclua-as nas atividades de filantropia e solidariedade. Curta ao seu lado as lives musicais e compartilhe as publicações de enlevo enviadas pelas Lojas Maçônicas. Veja um exemplo prático:

POLITIZE é o nome de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia.

A entidade atua na educação política para qualquer pessoa, dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de idéias, crenças e posições.

Eles apresentam as seguintes sugestões para a união e sororidade, que devemos apresentar às mulheres de nossa relação:

Compartilhar informações e ensinamentos umas com as outras, contribuindo para um crescimento mútuo;
Respeitar e tratar outras mulheres como gostaria de ser tratada, independente do contexto;
Criar um ambiente seguro para trocas de experiências e desabafos;
Encorajar e indicar oportunidades para outras mulheres;
Oferecer ajuda para mulheres que se encontram sobrecarregadas;
Consumir e indicar trabalhos de outras mulheres”.
 

Nos bons ou maus momentos
Na saúde ou doença
Na riqueza ou pobreza
APENAS O BOM COMPANHEIRO ABARCA A PLENITUDE DO MESTRE.

 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos