EDUCAÇÃO MAÇÔNICA

28 de Junho de 2020

Saudações, estimado Irmão!

EDUCAÇÃO MAÇÔNICA


Devemos entender que, também sob a perspectiva maçônica, a educação é um direito fundamental. No nosso caso, de todos os iniciados. O sentido é desenvolver e potencializar a capacidade intelectual do Maçom como indivíduo para melhor cumprir seu papel social. No ambiente maçônico, a aprendizagem se desenvolve na associação da transferência formal e informal da Luz.

Sim! Da Luz, pois não há treva maior que a ignorância. O combate à tirania, aos erros e à ignorância se dá, primeiro, pela educação.

A frase de Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, vai bem ao encontro de nossa missão de tornar feliz a humanidade.

A educação não se limita a instrução ou transmissão de conhecimento. Ela compreende o desenvolvimento pleno da autonomia, do senso crítico, do aprimorando de habilidades e competências, desenvolvendo no iniciado o principio da CULTURA CIDADÃ.

Conhecimento verdadeiro se adquire por meio da vivência permanente e da interação social. Não há formalidades de local, horário ou currículo. O aprendizado ocorre quando o Mestre, como tal, é reconhecido.

Além do eterno aprendizado, todo Maçom deve estar consciente de que existe uma intencionalidade educativa no seio da Maçonaria, mesmo que não resulte em graus ou títulos.

Ampliar a consciência a partir da reflexão sobre as alegorias e símbolos e mantermos nossos sentidos como sábios conselheiros internos, nos fazem senhor de nós mesmos.

A isso chamamos plenitude do domínio do espírito sobre a matéria.

O conteúdo da educação maçônica é composto pela teoria transmitida nos rituais, instruções, palestras, intercâmbios e reflexões. Mas, sua consolidação no Maçom, como Obreiro, se realiza a partir da conduta pessoal nos processos quotidianos da vida, junto à família, no trabalho, nos grupos sociais que ele está inserido, enfim, nas experiências materiais do espírito.

A alegoria do cinzel como instrumento adequado para dar forma à pedra bruta ou ao iniciado, retirando suas arestas e lhe capacitando para ser útil à construção, encontra atualmente sua similaridade na caneta.

Sendo a caneta a ferramenta adequada ao estudo, com ela vamos lavrando condutas, alertas para as imperfeições ou vícios de comportamento e grafamos a lisura e o polimento das virtudes.

Educar não é ensinar a dar respostas, educar é ensinar a pensar.” Esta frase de Rubens Alves nos facilita a compreender porque trabalhamos Maçonaria de forma Especulativa.

Bem-vindos, amados Irmãos, à realidade virtual que nos cerca. Traçada a analogia da caneta com o cinzel, compreendemos ser a tecnologia a nova Prancha de Delinear.
 

A EDUCAÇÃO É A LUZ DO MEIO-DIA QUE APLACA AS SOMBRAS DA BARBÁRIE.
 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

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