AUDI-VIDE-TACE

5 de Julho de 2020

Saudações, estimado Irmão!

AUDI-VIDE-TACE


A figura que ilustra o artigo é o Brasão da Grande Loja Unida da Inglaterra, tratada por várias Potências Maçônicas como “Loja Mãe”.

Em tradução livre de seu lema Audi – Vide – Tace, seria: Ouvir – Ver – Permanecer em Silencio.

O lema é um grande chamamento aos Maçons para o que se passa dentro dos Templos e revela a essência do juramento do sigilo maçônico.

Dois são os aspectos com os quais devemos trabalhar sobre esta regra maçônica.

O primeiro: TODOS OS ENSINAMENTOS MAÇÔNICOS DEVEM SER UTILIZADOS EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA DO MAÇOM.

Com absoluta certeza, permanece gravado em nossa mente a velha frase de sabedoria ou o alerta que recebemos de nossos pais. – “Minha mãe (ou pai) sempre dizia.......”. Aproveitemos, portanto, do que “diz” a Loja Mãe:

Irmão Maçom: Ouça as mensagens, leia os textos de whatsapp e permaneça calado!

Com pouco risco de estarmos exacerbando, passamos por uma onda de “profissionais da informação imediata”. Irmãos que recebem toda e qualquer sequência de palavras e, sem o menor pudor, compartilham em vários grupos.

E o fazem sem, ao menos, verificar a origem e a veracidade do conteúdo, o que consolida nefasta frase utilizada na propaganda oficial do regime nazista alemão: “Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade um dia”. Quem a cunhou soube manipular uma nação inteira e levou várias outras ao terror, nas mãos de Adolf Hitler.

Portanto amados Irmãos, podem até constatar que a internet não tem limites, mas nós temos nossos “Landmark” morais e éticos.

Toda divulgação que propaga um posicionamento ideológico usando palavras de baixo nível, conteúdo preconceituoso, ofensivo, frases que incitam a violência, imagens que desrespeitam a figura humana, pseudodados que adoecem mais que o vírus, defesas de mentiras notórias e deslavadas não coadunam com a condição de um homem justo e de bons costumes.

O segundo aspecto, de igual importância, é nos conscientizar de que não precisamos reagir ao comportamento equivocado do outro. Não somos doutrinadores!

Se alguém me questionar, alegando que cabe ao Maçom combater a ignorância, esclareço que o conhecimento/verdade é uma luz não captada pelo cego.

As três palavras do referido lema foram retiradas de uma expressão latina, que finaliza com Chave de Ouro este artigo:
 

“AUDI, VIDE, TACE, SI VIS VIVERE IN PACE!”
(ouvir, olhar e calar a boca se você quiser viver em paz!)
 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos