DE ONDE VINDES ?

4 de Agosto de 2020

Saudações, estimado Irmão!

DE ONDE VINDES?


Tanto quanto saber quem somos, é imprescindível saber de onde viemos!

Não no sentido “local, geográfico” ou pela sua estrutura física. A mensagem subliminar da resposta é bem clara:
- Venho de um AMBIENTE DE TRABALHO, onde há ÉTICIA e MORAL.

Antes de aprofundar no tema é útil pedir aos Irmãos compreenderem que vamos nos referir à Cultura, considerada como o conjunto de conhecimentos, crenças, costumes, leis, hábitos e, em especial, a moral que o homem absorve durante sua vida.

O antropólogo mineiro, Roque de Barros Laraia, nos ensina:

O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e as experiências adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade.

Façamos então a seguinte adaptação maçônica:

O homem (MAÇOM) é resultado do meio cultural (LOJA) em que foi socializado (INICIADO). Ele é herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento (GRAUS) e as experiências (CARGOS E TÍTULOS) adquiridos pelas numerosas gerações (MESTRES) que o antecederam.

A manipulação adequada e criativa (REUNIÃO JUSTA E PERFEITA) desse patrimônio cultural (INSTRUÇÕES) permite inovações (PROGRESSO) e invenções (DESENVOLVIMENTO).

E não são produtos da ação isolada de um gênio (VENERÁVEL MESTRE), mas, o resultado do esforço de toda uma comunidade (O QUADRO DE OBREIROS).

PORTANTO, É PRIMORDIAL QUE NOS VINCULEMOS À NOSSA ORIGEM E AO NOSSO AMBIENTE DE FORMAÇÃO.

A SACRALIDADE DA LOJA, SOB A INSPIRAÇÃO DE UMA VOZ QUE CLAMAVA NO DESERTO CONTRA A TIRANIA E A PERFÍDIA E A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO, EM CONJUNTO, LHES FORNECEM A CONDIÇÃO DE JUSTA E PERFEITA, CONFIRMADA NA CONDUTA DOS QUE PROCLAMAM SEU AUGUSTO E RESPEITÁVEL NOME.
 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos