ENEAGRAMA MAÇÔNICO

13 de Setembro de 2020

Saudações, estimado Irmão!

ENEAGRAMA MAÇÔNICO


Fato incontestável diante do quadro epidemiológico atual é que todos nós, de alguma forma, vivemos momentos de tempo livre. Esses momentos podem se transformar em grande problema ou em oportunidades.

No problema consumimos o tempo em futilidades e questões que simplesmente fazem o tempo passar. Na oportunidade utilizamos mais tempo em atividades de aprendizado.

Diante deste quadro, provoco os Irmãos ao estudo e à reflexão, por meio do conhecimento do Eneagrama, uma espécie de teste de personalidade, que se fundamenta em tipos predeterminados de padrões geométricos. (Veja atentamente a figura acima)

Fazendo elucubrações maçônicas, pergunto:

Você se classifica como um Maçom Perfeccionista, Prestativo, Bem-Sucedido, Individualista, Observador, Questionador, Sonhador, Confrontador ou Pacifista?

Mas, não há outras alternativas? Sim, claro que há infinitas outras. Mas, esses nove tipos de manifestações da personalidade humana são suficientes para sintetizar o quadro psicológico dos Obreiros de uma Loja Maçônica.

No espaço desse artigo não há como explicar detalhes que envolvem este processo simbólico e contínuo de autoconhecimento, representado por uma figura de nove pontas, criada a partir da superposição de figuras geométricas formadas por triângulo e hexade dentro de um círculo.

O teste consiste em identificar, dentro desta estrutura, os números que, supostamente, se enquadram com o que você pensa sobre si mesmo. Com essas identificações aprendemos os aspectos positivos, mas principalmente, nos leva a refletir sobre os comportamentos inadequados.

Neste detalhe é que está a harmonia de uma vida maçônica plena. Leia novamente a lista dos “Tipos de Maçons” e reflita o quão positiva pode ou não ser sua atuação em nossos labores.

Procure conhecer a obra “Eneágono das fixações do Ego” e o trabalho do psiquiatra chileno, Claudio Naranjo
.

ATREVO-ME A ATUALIZAR O ENIGMA DA ESFINGE:

DECIFRA-ME OU DEVORO-TE

SUGIRO:

DECIFRA-TE OU DEVORA-TE
 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos