"A GENTE MUDA O MUNDO NA MUDANÇA DA MENTE"

27 de Setembro de 2020

"A GENTE MUDA O MUNDO NA MUDANÇA DA MENTE"

A frase título do artigo é de autoria do músico, Gabriel, o Pensador.
 
“Mude, que quando a gente muda, o mundo muda com a gente;
a gente muda o mundo na mudança da mente;
e, quando a mente muda, a gente anda prá frente;
e, quando a gente manda, ninguém manda na gente;
na mudança de atitude, não há mal que não se mude
nem doença que não se cure”

Quantas mudanças tem ocorrido em nossas vidas nos últimos meses! Neste cenário de mudanças, o que realmente nos interessa é a consciência. Tê-la ou não tê-la. Ou seja, o quanto fomos ou somos protagonistas; ou o tanto que, simplesmente, nos ativemos a figurante no palco da vida.

Sejamos sinceros. Não há certezas e prognósticos garantidos em nenhum tema da atualidade envolvendo a pandemia. Cada um dos argumentos que se antagonizam garante-se como o senhor da verdade.

Cada vez mais conectados com o externo, a humanidade se afasta da conexão com a dimensão interna. Há um clamor geral por um mundo melhor. Mas, o que será um mundo idealmente melhor?

Ampliar esse anseio de mundo para além da matéria do planeta Terra, que já existe há mais de 4 bilhões e meio de anos, e que foi se adaptando às mudanças e viu serem extintos grandes e poderosos seres vivos, é uma das dimensões.

Outra perspectiva seria pensar o mundo geopolítico, como civilização, cidades, países e nações. Também não há como idealizar, pois grandes e poderosas civilizações também pereceram e perecerão.

Na contramão da corrente universalista, mas, sem negá-la em seus fundamentos e propósitos, faço uma provocação ao Irmão para uma mudança no comportamento sobre o “tornar feliz a humanidade”, com a disposição singular de ser feliz, mesmo diante da tristeza que abate a humanidade. Sempre há algo a agradecer à vida!

Em vez dos discursos para multidão de pessoas, que nos dediquemos a atitudes pessoais e individuais com pequenos e poderosos gestos de bondade. Isto é, vibrarmos positivamente!

O G.’.A.’.D.’.U.’. nos fez a todos como Irmãos. Não é preciso ir muito longe para atuarmos como seu filho. A alegoria do Pai como o Grande Arquiteto nos motiva a também arquitetarmos destinos melhores para os menos afortunados e os socialmente vulneráveis, seja um morador de rua, alguém com necessidades especiais, um idoso e, muitas vezes, o próprio Irmão de nossa Loja.

É necessário expandir a consciência para mudar nosso padrão mental. As incertezas explicitadas por esta pandemia deixaram claro para nós que não basta desejar um mundo melhor para as gerações futuras.

Nós, como a geração do presente, devemos nos aperfeiçoar para compreendermos os desígnios do G.’.A.’.D.’.U.’. Tudo é aprendizado, e se aprendermos esta lição, o mundo será melhor.

No Livro da Lei, há uma passagem oportuna para este momento:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
 
NÃO DESPERDICE SUA PODEROSA ENERGIA COMO MERO QUESTIONADOR.
TORNE-SE UM TRANSFORMADOR.
 
Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos