A FORÇA DA ORALIDADE

22 de Novembro de 2020

Saudações, estimado Irmão!

A FORÇA DA ORALIDADE


Oralidade é a manifestação do pensamento através da voz. Desta forma é que se iniciam os reconhecimentos, relacionamentos e aprendizado na espécie humana e, de alguma forma, em todo reino animal.

O som é veículo de alerta, aproximação ou distanciamento. Origem primeira do compartilhar conhecimento, ele pode traduzir paz ou conflito.
 

NOSSOS ANCESTRAIS NÃO SABIAM LER, NEM ESCREVER.
MAS, POR TOQUES, SINAIS E SONS (PALAVRAS FALADAS)
CUMPRIRAM SUA TRAJETÓRIA DE EDIFICAR SOCIEDADES.


Esta forma de transmitir conhecimento está diretamente vinculada à memória auditiva e visual. Seu correlato na tradição maçônica se dá na preservação das instruções, símbolos e alegorias, por meio dos quais são revelados princípios e valores em solenes dramaturgias.

Com todo seu valor, os rituais são apenas instrumentos, veículos de aprendizado e conhecimento. Nunca é demais lembrar que a Maçonaria não se limita ao que está codificado nos Rituais. Veja um exemplo que ilustra bem essa realidade:

- Alguém se dedica à leitura de um dicionário de língua germânica durante duas horas por semana, quatro vezes por mês. Após cumprir um interstício de 12 meses, poderá ele dizer que alcançou a plenitude de um “Mestre Alemão”?

O Grande Mestre Maçônico é um conjunto de experiências na vida de cada um de nós, diante de situações em que recorremos às instruções maçônicas.

São várias as oportunidades para o “Uso da Palavra” em nossos labores. Observe que a palavra não é escrita, e sim oral. Nessas oportunidades surge uma via de mão dupla para o aprendizado.

Quem faz uso da palavra aprimora a sua oratória e retórica, exercícios importantes para a formação de um bom mestre. Do outro lado, ouvindo, praticamos um exercício ainda mais importante: o da escutatória, do que trataremos mais uma vez no próximo artigo.

UMA ADVERTÊNCIA DO LIVRO DA LEI SE FAZ OPORTUNA:

As palavras dos bons são uma fonte de vida, mas as palavras dos maus escondem a sua violência” Provérbios, Capítulo 10, Versículo 1.

A palavra verbalizada é um conjunto de frequência, vibração e indução a imagens mentais. Ao serem captadas pelo ouvinte, essas energias sutis desencadeiam em nossa mente reações correspondentes de frequência e vibração em uma mesma intensidade e sentido.
 

QUANDO LHE FOR PERMITIDA A MANIFESTAÇÃO ORAL,
MANTENHA SEMPRE EM SUA MENTE
OS PRINCÍPIOS BASILARES DA VERDADE, DA BONDADE E DA NECESSIDADE.
 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

← Voltar para artigos