RÉGUA PARA REGULAR

6 de Dezembro de 2020

Saudações, estimado Irmão!

RÉGUA PARA REGULAR


Se nos dedicarmos a uma compreensão moral e intelectual abrangente dos instrumentos de trabalho que nos cercam, chegaremos a algumas conclusões lógicas e outras aparentemente sem fundamento.

Não há nada de errado nessas conclusões, desde que tenhamos em mente que a compreensão de algo, se dá pela analise; e que a dimensão desta analise dependerá da bagagem de conhecimento que nos permitirá atingir ou não a compreensão dos arcanos.
  
Por exemplo, o lápis é o elemento que simboliza a escrita. Ele nos passa a mensagem da fiel anotação de tudo o que possa melhor contribuir para o progresso do Irmão e a prosperidade da Loja. Por meio dele, tudo deve ser devidamente anotado.

Enveredando pelas infinitas possibilidades da Maçonaria Especulativa, provoco o Irmão a compreender que, no cumprimento de sua missão, o lápis, após sucessivas aparas em sua superfície de madeira, termina como um toco para expor integralmente sua alma de grafite.

E o que dizer da régua de 24 polegadas?

Instrumento lógico usado para traçar retas e medir distâncias, na Maçonaria a régua não é utilizada em espaços materiais. Sua função simbólica está relacionada ao Tempo, facilmente compreensível no numeral que expressa seu tamanho.

Diante da incerteza do futuro e da impossibilidade de reviver o passado, o que temos de real é apenas o presente. O amanhã será o futuro. Ontem já é o passado. Neste interstício temos 24 horas, a régua é utilizada simbolicamente para traçar metas e diminuir intervalos de tempo.
 

TRABALHO – RECREAÇÃO – DESCANSO.  
ESTE É O SENTIDO, ESTA É A LEI DAS 24 HORAS!


Pautando nossa vida fora desta Lei, estaremos, invariavelmente, em conflito. Criaremos hostilidades aos mais distantes, incitaremos rivalidades aos mais próximos e, pelos vícios, nós mesmos nos atacaremos. Para evitar esses desvios, uma (T)régua se faz necessária. Leis, regras e medidas existem para ser respeitadas.

Os símbolos da Maçonaria, como o Esquadro, o Compasso, o Maço, o Cinzel, entre outros jóias, são fontes inspiradoras que nos tornam melhores. Mas pela Régua de 24 Polegadas é que devemos regular o tempo de nossa vida.

Em exercício livre das regras gramáticas, transformamos o substantivo “régua” no verbo transitivo “regular”.

ASSIM, APRENDEMOS A NOS CONTER DENTRO DOS LIMITES DA LIBERDADE, NOS CONDUZIMOS SEGUNDO A LEI DA IGUALDADE E ESTABELECEMOS AS REGRAS DA FRATERNIDADE.
 

Neste décimo quarto ano de compartilhamento de instruções maçônicas, continuamos a incentivar os Irmãos ao estudo, reflexão e, principalmente, pelo momento em que vivemos a fraternidade solidária entre os Irmãos.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grande Primeiro Vigilante
GLMMG

 

← Voltar para artigos