RECLAMAÇÕES MAÇÔNICAS

21 de Março de 2021


Saudações, estimado Irmão!

RECLAMAÇÕES MAÇÔNICAS

 

Esmiuçando este tema, corro o risco de desaguar em argumentos que podem ser desfavoráveis à Maçonaria.

Pretendo reclamar das reclamações dos reclamadores de plantão.

De antemão e por acreditar que o maçom vive o tempo presente, prometo não copiar o argumento padrão: “no meu tempo não era assim".

Glórias do passado são versões contadas pelos vencedores, com as convenientes omissões que possam macular os galardões dourados da vaidade.

A afirmação de que devemos viver o tempo presente não se trata de conclamação a imediatismos, mas, a certeza de que o futuro é o resultado de nossas ações no presente.

Quando direcionamos nossas energias em oposição a determinada situação, somente haverá resolução e ordem se, além do protesto, forem apresentadas soluções.

Se a oposição se limitar a queixas e reivindicações sobre algo QUE SE JULGA por direito, o turbilhonamento do caos é inevitável.

Por analogia, imaginemos um pedreiro que, há anos, reclama que seu ambiente de trabalho está uma bagunça e as pedras espalhadas por todo chão.

Ele reclama que tropeça nas pedras (oposição), que elas lhe impedem a marcha (progresso) e que é por causa delas que todos os caminhos são tortuosos (conflitos).

Quando indagado sobre quanto tempo as pedras estão pelo caminho, ele refuga:
- Sete anos e mais...........

Ele, na plenitude de seus poderes, permitiu que as pedras continuassem a atrapalhar o transcorrer justo e perfeito dos trabalhos no canteiro de obra?

Poderia replicar:
- As pedras são grandes, Irmão Quirino!

Mas, não há problemas que resistam ao cinzel do esclarecimento, usado juntamente com o maço da determinação.

A permissão em deixar que perdure uma situação negativa, se dá por um artificio psicológico, uma necessidade de se manter em destaque, usando a voz em vez das mãos.

São situações facilmente perceptíveis:

Os eternos discursos inflamados, onde se alerta sobre a imobilidade do grupo, esquecendo-se de que, há anos, ele é parte integrante e inerte deste mesmo grupo.
 

AMADOS IRMÃOS: VIVEMOS UM MOMENTO ÚNICO DE AGREGAÇÃO!
NOS MOMENTOS DIFÍCIEIS É QUE NOS FORTALECEMOS!
ABANDONEMOS AS FALAS DE CAOS E PASSEMOS PARA AÇÕES DE ORDEM!
NÃO DEPOSITEMOS NAS MÃOS DE OUTROS A NOSSA MISSÃO!


Permitam-me compartilhar um texto do espirita Chico Xavier

Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros.
Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação - é você mesmo.”


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos