IRMÃO "DURMICIDO"

25 de Abril de 2021

Saudações, estimado Irmão!

IRMÃO "DURMICIDO"

 

Não há erro de grafia. Apenas nos apropriamos da forma típica do mineiro falar.

Nas terras das Minas Gerais fazemos elisão de sílabas e criamos novas palavras: Môr (amor); Xonei (apaixonei); Lidileite (litro de leite): Badacama (debaixo da cama); Nossinhora (Nossa Senhora) e o famoso Uai, que é simplesmente Uai e pronto!

Já no dialeto maçônico, Irmão Adormecido é o iniciado que tem oficialmente reconhecido seu direito de se retirar dos labores maçônicos, através do Quitte Placet.

Ressaltamos que qualquer outro instrumento de afastamento do iniciado de sua Loja, não o coloca na condição de adormecido e sim de excluído.

Mas, o Irmão ao qual nos referimos neste artigo é aquele que se encontra fisicamente vinculado à Loja, mas seu espirito está ausente, ou seja, ele está dormindo.

Não estamos falando do estado mental de fechar os olhos e o espirito sair do corpo, mas da apatia em que alguns Irmãos se encontram frente à nova realidade dos trabalhos maçônicos imposta pela pandemia.

Peço desculpas por ser incisivo e aparentemente insensível, mas precisamos de uma mudança de atitude.

Esqueçamos o passado: “- No meu tempo!”; “Antes era melhor!”; Tinha isto ou aquilo e vamos enaltecendo o que ficou no passado, como se fosse possível chegar a algum lugar com segurança, olhando para trás e caminhando para frente. Não sejamos saudosistas.

Não nos concentremos no futuro: A lição mais pesada que o COVID-19 nos impôs é a consciência de que o futuro é um tempo muito além da nossa realidade. Ele pode, simplesmente, não existir em nossa vida. Não espere o amanhã para viver a sua vida.

O presente exige a presença do espírito: O espírito é o que anima a matéria. Precisamos nos conscientizar da realidade que estamos vivendo. Ela não é negativa ou positiva, ela é simplesmente real! Não existe vida boa ou vida ruim, existe missão.

Precisamos abrir os olhos, acordar e viver! Assim sobreviveremos! A questão agora é despertar os Irmãos para o mesmo posicionamento, a mesma atitude. Indiferente das angustias pessoais, devemos acolher todos aqueles que nos procurarem.

Daremos o pão, mas, se ele faltar, daremos a palavra e se ela estiver embargada, daremos nossas orações. Lutemos, amados Irmãos, contra a apatia. Não nos tornemos perjúrios negligenciando nossos compromissos, pois os valores da Acácia nos é conhecida.
                                                                                    

“O OTIMISTA É UM TOLO.
O PESSIMISTA, UM CHATO.
BOM MESMO É SER UM REALISTA ESPERANÇOSO.”
(Ariano Suassuna)

 

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos