AFINAL, O QUE SOMOS?

6 de Junho de 2021

Saudações, estimado Irmão!

AFINAL, O QUE SOMOS?

 

Eterno Aprendiz!

Que pena! A Maçonaria precisa mesmo é de Eternos Companheiros!

“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”

O ditado atribuído a um autor africano aborda todos os âmbitos da palavra, desde a introjeção do Iniciado aos valores do Grau, até a compreensão que de que graus, títulos e cargos, na imensa maioria das vezes, são apenas circunstanciais e transitórios.

Esta provocação inicial se faz necessária para, afinal, respondermos à pergunta: o que é o Maçom?

A resposta descrita nos nossos regramentos e no ambiente maçônico é clara. Em alguma parte dos nossos rituais, consta nossa condição de sócios da Maçonaria?

Onde nos reunimos? Templo é o espaço físico. Loja é título dado a um grupo de Maçons. Nosso local de LABOR é uma OFICINA.

Onde consta o nosso nome? No Quadro de OBREIROS.

Simples assim: Somos Obreiros, nos reunimos em uma Oficina repleta de Instrumentos de trabalho e nosso “aumento de salário” advém somente após avaliação do nosso desempenho.

Se somos Obreiros, temos de ter engajamento na Obra. As reuniões maçônicas devem ser “Canteiros de Obra”. Muitas vezes ouvimos “Ordens de Trabalho” e, presunçosamente, as compreendemos como títulos.

CONSTRUTORES SOCIAIS: Construir é obrar, é ter um ofício, realizar uma ação, trabalhar e agir. Onde? Na sociedade, ou melhor, para a Sociedade.

TORNAR FELIZ A HUMANIDADE: Todos os 56 sinônimos encontrados no dicionário para o verbo “tornar”, envolvem a ação de trabalhar, a necessidade de “atuar para”. Onde? Na Humanidade.

Mas é necessário compreender que Humanidade é todo grupo de seres humanos. Portanto, devemos trabalhar incessantemente para a felicidade da nossa família, nossos amigos, colegas de trabalho e de estudos, cidadãos de nosso município, nosso Estado e da Pátria. Assim, nesses Círculos de Pertencimentos, a Maçonaria consegue abarcar toda a Humanidade.

HOMEM JUSTO E DE BONS COSTUMES: Esta qualificação somente se configura como válida se proferida por um não iniciado que nos observa. Somente a sociedade, os componentes da humanidade que nos cercam podem dizer isto de nós. E eles o farão ao verem nossas obras, onde e como atuamos e como nos comportamos como filhos, cônjuges, pais, amigos, empregados, patrões e cidadãos.
 

SER MAÇOM É SER OBREIRO. NOSSA MISSÃO É EDIFICAR
NO PRESENTE PARA O PRESENTE.

DEIXEMOS DE LADO AS OBRAS DO PASSADO, POIS SE PERDERAM AO LONGE.

O FUTURO SERÁ O RESULTADO DE NOSSAS OBRAS AGORA.

SEJA, PORTANTO, UM BOM MAÇOM, UM BOM OBREIRO!
 

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Candidato a Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos