INVERNO MAÇÔNICO

20 de Junho de 2021

Saudações, estimado Irmão!

INVERNO MAÇÔNICO

 

Amanhã, dia 21 de junho teremos, no Hemisfério Sul, o Solstício de Inverno. Período propício para diminuir nosso ritmo e nos propormos a reflexão pessoal e interior de nossa vida.

A palavra inverno tem origem no latim “hibernum” e traduz a ideia de baixas temperaturas, assim como a de hibernação, que é o mecanismo desenvolvido por algumas espécies para sobreviverem durante os meses mais frios do ano.

A natureza, Grande Mestra dos homens, revela em seus fenômenos nada mais do que a Sabedoria Ativa do Criador, a nos dar poderosas instruções a partir da observação dos seus reinos.

As árvores perdem as folhas e aparentam estarem mortas. Deste “desprendimento” decorre pelo menos três benefícios: Com menos folhas haverá menor área de contato com os ventos cortantes. As folhas no solo formam um “cobertor” que protegerá as raízes. Quando o inverno se for, estas folhas, se decomporão exatamente no lugar de onde saíram e se transformarão em nutrientes para os novos ramos.

O que este fenômeno nos ensina?

O inverno é o momento adequado para nos desprender de algumas coisas. Assim como a árvore se desprende de suas vestes, é tempo de liberar espaço nos nossos armários e nossa mente. A doação aquecerá nossas raízes materiais e vão nutrir os nossos ramos espirituais.

Observando o reino animal, aprendemos ser o inverno o período adequado ao recolhimento e à quietude de nossa “toca interior”. Nela fazemos as introspecções (presente) do que vivenciamos (passado) para o que desejamos e escolhemos realizar (futuro).

Este é o ciclo da vida! O homem em sua ânsia de tudo classificar criou as estações do ano. O próprio ano é outra convenção criada pelo homem. Estejamos atentos às nossas próprias interações e como reagimos a cada estação interior.

No inverno mantemos os braços mais junto ao corpo, muitas vezes entrelaçados ao peito, nos abraçamos e nos aquecemos com nosso próprio calor. Esses gestos resultam em satisfação e nos traz a sensação de poder. Mas, o poder só é digno quando acompanhado da compaixão.

O Inverno se vincula ainda às três Virtudes Teologais apresentadas na Escada de Jacó.

, muito além da crença religiosa, o vocábulo, do grego, “pistia”, é acreditar. E do latim, “fides” remete à fidelidade. Mesmo quando ocorre o mais rigoroso inverno na vida, acreditamos fielmente que passará e se tornará um aprendizado.

Esperança, não na quietude do esperar, mas no sentimento de que é possível realizar o que desejamos e escolhemos.

Caridade, não como o assistencialismo viciante, mas como atos que perpetuamente trazem benefícios ao próximo.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, legítimo Construtor Social.


Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre Eleito - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos