A TERRA NA MAÇONARIA

8 de Agosto de 2021

Saudações, estimado Irmão!

A TERRA NA MAÇONARIA
 

Encerrando a tríade dos Princípios Muito Importantes trabalhados pelo Rito de York: Liberdade, pela alegoria do giz, Fervor através do carvão abrasador, cabe à terra o símbolo do Zelo.

O substantivo zelo representa o cuidado ou a preocupação com alguém, alguma coisa, assim como a forte disposição e empenho na realização das obrigações.

Muito atual é a preocupação com o planeta Terra e com os valores ecológicos do zelo para com seus recursos, que todos nós devemos ter. Porém, nesta instrução, há um deslocamento dos personagens.

O primeiro ponto é associarmos a Terra, como planeta, ao elemento “seco”, ao qual denominamos terra. Observando os ciclos da vida compreendemos o zelo da terra para conosco.

Somos constituídos pelos quatro elementos. Mas é a terra o elemento que mais interage conosco, sempre na condição de doadora. Embora, frequentemente, a fustiguemos exigindo dela muito mais do que as nossas necessidades básicas, ela nunca nega seus frutos e permanece embelezando nossos caminhos com flores, frutos e aromas.

Na alegoria da criação do mundo, no terceiro dia Deus ajuntou as águas em um lugar, o que fez surgir a porção seca, que ele deu o nome de terra e viu que era bom. O Verbo ordenou que a terra produzisse relvas e árvores que deem frutos, cujas sementes estejam nela, sobre a terra, e viu que era bom.

Três dias depois, Deus fez o homem à sua semelhança e imagem (espírito e alma) e ainda o materializou com o elemento terra e viu que era bom.

A par do viés poético ou da militância ecológica, a relação de zelo que a terra tem para conosco é claramente simbolizada para nós em três pontos:

Se dela brota o veneno, dela mesma brotará o antídoto.
(Vícios e Virtudes)

Tudo que a ela confiamos o cuidado temos o retorno em abundância.
(Plantar e Colher)

Ao final de nossa jornada, respeitosamente, ela nos recebe em seu âmago.
(Vieste do pó e ao pó retornará)

Se somos parte da terra, devemos proceder em nossas relações com o mesmo zelo que dedicamos a ela:
 

SE, DESCABIDAMENTE, APREGOAMOS O ÓDIO, SEJAMOS,
CONSCIENTEMENTE, OS ARAUTOS DO AMOR.

ESTEJAMOS PRONTOS A CUMPRIR A MISSÃO DE SEMEADORES DE LUZ.

VIVENCIEMOS A TRANSITORIEDADE DA VIDA. QUE EM PAZ,
O ESPÍRITO RETORNE AO PAI CELESTIAL E A MATÉRIA À MÃE TERRA.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos