DOWNSIZING MAÇÔNICO

8 de Agosto de 2021

Saudações, estimado Irmão!

DOWNSIZING MAÇÔNICO
 

Diante do consciente, salutar e gradual retorno das atividades presenciais das Lojas, comutaremos hoje os temas ritualísticos ou simbólicos para a realidade da conjuntura.

Há um grande temor espalhado em nosso meio, que recebeu o nome de “Evasão Maçônica”. Tomo algumas posições, em parte, passíveis de discordância, mas o que apresento aqui é apenas uma reflexão para trabalharmos objetivamente diante da realidade que se apresenta.

Evasão é o substantivo que expressa o ato ou processo de evadir, de escapada. Em sentido figurado é a argumentação cheia de subterfúgios (pretextos). Fato inegável é que, no período em que as Lojas estiveram fechadas para reuniões presenciais, houve aumento de pedidos de Quitte Placet em número menor do que esperávamos. Mas, não tão alarmante como apregoado pelos arautos do fim do mundo.

Diante desses novos grupos de Irmãos ”Adormecidos”, devemos ter sensibilidade para separar, primeiro, os que se afastaram por razões financeiras e, em segundo, os que pediram o quitte aproveitando-se das circunstâncias como pretexto para fugir dos labores maçônicos.

No primeiro grupo estão os Irmãos que perderam empregos ou viram seus negócios em queda. Estes agiram de forma correta. Não comprometeram as finanças da família e nem colocaram a Loja em desiquilíbrio orçamentário junto a Potência. As estes devemos manter as portas abertas e, mais ainda, buscar meios de resgatá-los.

Para os que saíram, já que não haveria mais as reuniões festivas e não podem mais chegar em casa de madruga, com hálito etílico e o álibi maçônico, além da possibilidade de ganhos profanos através do network maçônico, que fiquem em paz, onde estiverem.

Simples assim!

A Maçonaria norte-americana tinha mais de quatro milhões de membros. Hoje, são pouco mais de um milhão e quatrocentos mil. E, ainda assim, continua sendo a maior Potência Maçônica mundial, simplesmente em razão do comprometimento daqueles que permaneceram.

Como é possível?

Através de uma ferramenta de reestruturação administrativa que leva o nome de Downsizing. O objetivo é potencializar a ação de cada parte constituinte da organização (Loja). No mundo profano, as diretrizes desta ferramenta buscam a eliminação de processos burocráticos e de correntes hierárquicas, com o fim de promover a eficiência dos setores e alcançar um trabalho mais enxuto, focado na finalidade da instituição.

Nos labores maçônicos, a aplicação desta ferramenta se dá com um Balaústre mais enxuto, o que necessita do comedimento dos Irmãos no Uso da Palavra, avaliando se será usada realmente para agregar valor à reunião e assim diminuir o tempo de permanência dentro do Templo. Da mesma forma, o “Expediente” e “Atos e Decretos” sejam passados aos Irmãos apenas a síntese do conteúdo.

Lembremo-nos de que todos os presentes à reunião são Obreiros. Portanto, graus ou condições eméritas não dispensam ninguém de exercer cargos em Loja. O ritual de trabalho deve ser cumprido integralmente, portanto, todos devem estar atentos às suas falas e movimentos, a fim de otimizar o tempo de trabalho.

Assim como a luz elétrica, o ar condicionado, o computador foram incorporados à estrutura dos trabalhos, as novas tecnologias (whatsapp, reuniões virtuais) já são ferramentas maçônicas utilizadas para vencermos as dificuldades interpostas em nosso caminho para tornarmos feliz a humanidade.

Não precisamos de Lojas cheias. Faça um rodízio de presenças entre os Irmãos. O quê responde o Orador sobre o que é preciso para abertura dos trabalhos? Além do significado numérico, estar revestido com a insígnia, significa estar conscientemente pronto para cumprir a missão.
 

MAIS DE 90% DE NOSSAS REUNIÕES OCORREM EM GRAU 1
MAS, NOSSO PRODUTO FINAL NÃO É O APRENDIZ, É O APRENDIZADO!
A MATÉRIA PRIMA E O PRODUTO FINAL SOMOS NÓS MESMOS.
SOMOS RESULTADOS DOS NOSSOS LABORES.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos