Saudações, estimado Irmão!
INFORMAÇÃO OU INSTRUÇÃO?
Tempos Modernos. Revivemos hoje, o clássico filme de Charlie Chaplin. A diferença é a substituição da ferramenta “chave de boca”, a apertar cada vez mais rápido os parafusos, pelas clicadas cada vez mais instantâneas no mouse.
A ideia é a mesma: alcançar um NÚMERO máximo, simples RESULTADO do ato, sem se importar com a qualidade resultante da ação.
Talvez, fosse mais correto iniciar o artigo com: “Vivemos a Era da Informação”. Mas, não devo fazê-lo, por haver no mundo profano uma associação imediata entre informação e conhecimento.
Indiscutível, que o acesso a informações nos qualifica de alguma forma. Construímos uma sociedade de Mestres. Todos temos opinião sobre tudo. Através de nossas redes sociais, somos os melhores editores dos mais poderosos meios de comunicação. Mas, por eles, mesmo que equivocadamente, ainda compartilharmos Fake News.
Sob a perspectiva maçônica, a informação preciosa é aquela que pode germinar uma instrução.
PELA CORRETA ESCOLHA DA FORMA COMO TRATAMOS A INFORMAÇÃO É QUE ALCANÇAMOS A INSTRUÇÃO.
A palavra informação, do Latim informatio, informare significa ação de formar, delinear, conceber ideia. Maçonicamente, informar não se refere apenas ao ato de repassar o objeto ou ideia que recebemos como informação. É também um exercício constante de decodificar a informação e promover um movimento mental interno, para absorver o cerne de seu conteúdo.
Parece complicado?
Basta, então, refletir sobre os conceitos de: Maçonaria Especulativa, Símbolos e Alegorias, Prancha de Delinear ou Tábua de Delinear.
Creio estar clara a diferença entre Informação e Instrução e, assim, entramos no ponto nevrálgico dos trabalhos maçônicos.
Os livros adotados nos labores maçônicos são divididos em Rituais de Trabalho e Rituais de Instrução. Além do dever de permanecermos atentos aos regramentos ritualísticos em Loja, devemos nos responsabilizar, mais ainda, pela prática das instruções fora do Templo.
Pergunte-se: - Minha caminhada na vida é sem desvios, tal como a marcha do aprendiz que pratico em Loja?
- Reconheço o esquadro como a Joia do VM, tal como presido minha vida pela retidão?
- Trabalho para a sociedade porque sei que é bom e agradável que os Irmãos vivam em união?
NEM TODOS QUE TEM ACESSO A INFORMAÇÃO SÃO INSTRUÍDOS.
NEM TODO BOM RITUALISTA É UM BOM MAÇOM.
SEJAMOS 100% MAÇOM, DENTRO E FORA DO TEMPLO.
Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.
Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!
Fraternalmente
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024