FRENTE ÀS PERDAS, UMA XÍCARA DE CAFÉ

22 de Agosto de 2021

Saudações, estimado Irmão!

FRENTE ÀS PERDAS, UMA XÍCARA DE CAFÉ
 

Realmente, estes últimos dias se mostraram pesados. Todos os dias da semana, a triste missão de prestar condolências.

Filhos que, embora reconheçam as leis inexoráveis da vida, acreditaram que um futuro distante lhe separava da despedida de seus pais. E o futuro se fez presente. Pais atordoados, que jamais imaginavam velar o corpo do filho. Cônjuges, que pleiteavam viver a longevidade secular juntos, se deparam com a morte a quebrar o contrato. Irmãos, que não podem mais brigar ou amar, apenas lamentam a ausência. Foram-se os Mestres, os quais não podem mais nos ensinar. Ficamos nós como que em um quadro em branco a refletir sobre o aprendizado.

Diante desta realidade partimos para uma alegoria que nos faz refletir.

Somos, comumente, convidados a tomar um cafezinho na casa de nosso Pai. Três, pelo menos, são os elementos simbólicos a nos envolverem neste ato: O café, a xícara e o convidador. Há o café encorpado, suave, doce, aguado, quente, frio, que, por sua natureza, pode nos trazer ou não a esperada energia.

As xícaras podem ser altas, baixas, elegantes, populares, brancas, coloridas, com alça, com ou sem defeitos, que nada irão intervir na essência do café.

O Convidador, por sua vez, personifica o bem. Afinal, quem não fica encantado com um convite? Os convites nos estimulam. Sempre há algo a aprender, compartilhar ou ensinar.

Visualizemos, pois, a cena do café sendo preparado. Do pó no coador desce a matéria liquida, que se molda à xícara e nos é servido como uma experiência sensorial. A relação pode ser prazerosa ou não. O resultado do manuseio da xícara e ao servir o café dependerá exclusivamente de nossa aguda percepção.

A questão é: - Podemos ficar com a xícara?

Não! A xícara pertence ao Grande Convidador!

O Grande Convidador nos permite interagir com a xícara. Por meio dela corporificamos o café. Afinal, ele agora está dentro de nós, em algum lugar e permanecerá para sempre em nosso coração.

Amado Irmão: quando chegarem os inevitáveis momentos de perda, tomemos um café. Lembremos que, em sua morada, o Grande Arquiteto do Universo nos preparou um “cafezinho”. Aproveitemos, então, cada gota desta maravilhosa oportunidade para aquecer a alma e elevar nosso espirito.

Por mais bela que seja a xícara, por maior que seja nosso apego a ela, a xícara nunca foi nossa. Ela estava conosco emprestada por um tempo determinado e para cumprir uma missão.
 

SAUDADE É O NOME DO AMOR QUE FICA.
NÃO HÁ PERDAS, APENAS DEVOLUÇÕES.
QUE O IRMÃO SINTA PROFUNDO PRAZER NOS CONVITES,
A FIM DE QUE, CONSCIENTE DE QUE TUDO É PASSAGEIRO,
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE AMAR E AGRADECER.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Sérgio Quirino
MI  33  MMM  KTP Shriner GM
Contato: 0 xx 31 99959-5651 / quirino@roosevelt.org.br
← Voltar para artigos