MASMORRAS NÃO TEM PORTAS

29 de Agosto de 2021


Saudações, estimado Irmão!

MASMORRAS NÃO TEM PORTAS
 

A Maçonaria tem como missão transformar a “Pedra Bruta” em “Pedra Polida”. Este simbolismo traduz o movimento de evolução do básico e simples em direção ao elaborado e complexo.

Compreendemos a evolução individual como ponto de partida para uma atuação coletiva. Esses são os fundamentos da postura do Maçom como um construtor social. Ele converte suas energias em ações para tornar feliz a humanidade.

Assim como existe na atividade de produção um longo processo a ser percorrido entre a matéria prima e o produto final, na evolução individual há uma graduação processual, onde se realiza a interação e a purificação passando por algum dos quatro elementos (fogo, terra, água, ar).

Em nossa “cadeia de produção” encontramos a matéria prima intitulada “profano”. Selecionado, se torna “candidato” e pelas tortuosas “esteiras fabris”, vai se transformando em neófito, até que o consideramos Iniciado.

Daí até receber a etiqueta de “produto acabado”, ou seja, o título de Maçom é quando o caminho se torna difícil. Digamos que alcançar as condições para receber a certificação de ISO, será ainda mais difícil.

Precisamos estar permanentemente vigilantes quanto a perda da qualidade do produto final (Maçom) com o passar dos anos. Não se trata de mera crítica, mas de exercício de autoconsciência.

E o primeiro passo é compreender a realidade de que nunca estaremos completamente “polidos”. Vivemos sempre expostos a agentes de obsolescência e deterioração.
 

AS MASMORRAS QUE RETÉM NOSSOS VÍCIOS NÃO TÊM PORTAS.
NOSSA VIGILÂNCIA É QUE OS MANTÉM LÁ EMBAIXO.
 OS VÍCIOS ESTÃO ÁVIDOS PARA VIREM À TONA.


Quais são os sinais indicadores de estarmos abrindo a guarda?

Questionamentos de tudo e de todos. (Falta de Tolerância)

Comparações descabidas, tais como: “no meu tempo”. (Soberba)

Frequentar reuniões somente quando lhe interessa o tema. (Falta de amor fraternal)

O que devemos fazer?

Encontrar a resposta dos nossos questionamentos na fala do Irmão Primeiro Vigilante, sobre os motivos de nossas reuniões.

Entender a invocação do Venerável Mestre após a abertura do Livro da Lei como um mantra para subjugarmos paixões e intransigências.

Lembrarmos dos limites de nossa natureza humana e das possibilidades de desvios e devaneios. O processo de corrupção se instala lentamente. Por isto, somos estimulados à vigilância e à reflexão: Orai e Vigiai !!! .

Portanto, retornemos sempre às Instruções e às práticas que elas nos propõem.
 

NÃO HÁ NECESSIDADE SE SER O MELHOR,
MAS, DE NECESSARIAMENTE FAZER O MELHOR.


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

Sérgio Quirino
← Voltar para artigos