OBSOLÊSCENCIA MAÇÔNICA

5 de Setembro de 2021


Saudações, estimado Irmão!

OBSOLESCÊNCIA MAÇÔNICA
 

Tem sido dito em nossos grupos que a evasão nos quadros da Maçonaria é um fenômeno preocupante. Embora relevante, não a considero nesta categoria.

As circunstâncias que levaram à evasão não vêm de hoje, portanto, não é mais um receio, mas uma realidade instalada e nos adequamos a ela, como temos nos adequado.
                                                                      
Concentro-me particularmente na preocupação com a obsolescência maçônica.

Obsolescência é aquele estágio da função de algo que está prestes a se tornar obsoleto e, tristemente, inútil.

Tenho consciência da complexidade e do “peso” deste tema. Mas creio estar contribuindo para o fraterno compartilhamento de ideias e pensamentos.

Vejamos: Quais são suas respostas para estas perguntas?

-O que é a Maçonaria? – Qual é a função da Maçonaria? – Para quê se tornar um Maçom?

Suas respostas profundas e interiorizadas avaliarão o grau de obsolescência funcional maçônica a qual, perigosamente, nos defrontamos.

No mundo profano, a obsolescência funcional ”ocorre quando um produto ou serviço perde a sua utilidade porque foi desenvolvido outro mais prático para o substituir; quando não faz sentido continuar a fabricação devido a uma grande evolução nos outros produtos; quando se torna mais caro consertar o antigo do que adquirir um novo”.

Como traduzir isso na realidade maçônica?

A obsolescência funcional maçônica ocorre quando o Maçom ou a Loja Maçônica perde seu compromisso moral ou a sua função social na Ordem.

A obsolescência germina e se desenvolve a partir da falsa crença do Irmão de que o “Elevador de Esaú” foi desenvolvido para ser mais rápido e nos causar menos esforços substituindo os infinitos degraus da “Escada de Jacó”.

Ela se enrijece na alma quando já não faz mais sentido continuar o estudo das instruções dos vetustos rituais de papel, uma vez que na grande evolução virtual eletrônica, até mesmo o Cordel de linha foi substituído pela Trena a raio laser.

Enfim, a obsolescência Maçônica se banaliza quando se torna mais “caro” instruir um Mestre Maçom do que granjear um Aprendiz Maçom.

Estejamos atentos para não nos tornarmos obsoletos. Nossa missão não está em chegar a lugar algum; e sim construir estradas para que todos possam caminhar.
 

MAÇONARIA É UMA ESCOLA DE MORAL (*) E ÉTICA (**).
A FUNÇÃO DA MAÇONARIA É FORMAR VERDADEIROS CIDADÃOS (***)
SOMOS MAÇONS PARA NÃO SERMOS PROFANOS (****)


(*) Conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade.
(**) Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
(***) Indivíduo que, como membro de um Estado tem garantidos seus direitos civis e políticos, tendo de respeitar os deveres que lhe são conferidos.
(****) Para além dos preceitos religiosos, o Maçom reconhece como fundamentos sagrados a honra, a lealdade, a justiça, a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos