PERFECT ASHLAR

19 de Setembro de 2021


Saudações, estimado Irmão!

PERFECT ASHLAR
 

A expressão encontrada nos rituais de língua inglesa encontra similaridade em nossa “Pedra Cúbica. Alguns traduzem o significado simbólico de “perfect” como “polida”.

Ashlar vai além do sentido de pedra abrangendo o conceito alegórico do trabalho realizado NA pedra e COM a pedra. A qualidade/beleza do trabalho/força (corte, esquadrejamento, alisamento) e a ciência/sabedoria de como e onde ela será assentada moldam a essência do “perfect ashlar”.

Há uma perspectiva simbólica diferente e que deve ser tratada. Observamos nos Templos a “Pedra Bruta” nas mais diversas formas. Muitas vezes, nas mais possíveis deformidades. Mas, normalmente, após a mudança de Coluna, ela se apresenta cuboide, na forma de um grande dado feito de pedra, talvez influenciado pela analogia simplista: Pedra Cúbica = Pedra em Cubo.

O cubo é uma das figuras da geometria, também conhecido por hexaedro. Ele é caracterizado como um poliedro regular formado por seis faces, doze arestas e oito vértices. Suas faces formam polígonos regulares e congruentes.

Há alguma inconveniência em usarmos esta figura? Não, nenhuma! Todavia, devemos compreender outras formas que surgem após o perfeito trabalho realizado na pedra original.

O importante aqui não é o tamanho (Grau) ou forma (Cargo) que a pedra representa, ou seja, como nós mesmos nos apresentamos após a lapidação. A perspectiva simbólica é o que será feito com a pedra que nós transformamos.

PARA ALÉM DA PEDRA ESTÁ A ALVENARIA.
PARA ALÉM DO MAÇOM ESTÁ A MAÇONARIA.


Naturalmente somos inclinados a conquistar graus, títulos e cargos. Às vezes, por questões pessoais, algumas nobres (enlevo), outras, nem tanto (medalhas e honrarias). Mas, o Criador não é apenas Arquiteto. Ele é também Artífice na construção de uma sociedade mais justa e perfeita. E para isto ele utiliza as pedras que encontra.

Neste trabalho o que importa não é o tamanho ou a forma da pedra. E sim as arestas bem delineadas e as faces prontas para receber a argamassa da ética, que impede o surgimento de trincas da corrupção na obra do edifício moral da sociedade.

Devemos nos esforçar para manter o fio do cinzel bem afiado e não ter medo de colocar força no malho. Do nosso próprio esforço resultará nosso destino. Nem todos os poliedros são cúbicos e nem todos os Irmãos tem a mesma forma. O que realmente importa é a capacidade de nos unirmos em junções muito finas e de nos sustentarmos uns aos outros.

Uma obra assim não carece de reboco e não precisa de acabamentos que possam esconder as imperfeições do material utilizado na edificação.
 

A PERFEIÇÃO DA OBRA SÓ DEPENDE DE NÓS.
PERFECT ASHLAR OU RUBBLE MASONRY?
CANTARIA FINA OU ALVENARIA DE ENTULHO?


Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos