ENTROPIA MAÇÔNICA

3 de Outubro de 2021


Saudações, estimado Irmão!

ENTROPIA MAÇÔNICA
 

Segundo Albert Einstein, Entropia é a primeira lei de todas as ciências.

Qual é a essência desta lei? A irreversibilidade!

“Irreversibilidade é a propriedade de um sistema de sofrer alterações que o leve de um estado inicial A para um estado final B, contudo, de forma que se torne impossível o regresso ao estado inicial.”  Ou seja, não tem volta.

O conceito e as propriedades de entropia e de irreversibilidade não se resumem a isso. São, na verdade, mais profundos e diversos. Há também uma ligação simbólica com “Ordo ab Chao” estudado em graus posteriores.

Entre as diversas áreas do conhecimento humano é na Física, especificamente no estudo das Leis da Termodinâmica que, de forma simbólica, traçamos paralelos com a Entropia Maçônica.

Esclarecemos que a termodinâmica é o estudo de transferência de energia buscando compreender as relações entre calor, energia e trabalho. Analogamente, sob a perspectiva maçônica figuramos o calor como instruções, a energia como o processo de reflexão e o trabalho, a mudança ou incorporação das instruções.

A Primeira Lei da Termodinâmica nos ensina que a energia de um sistema não pode ser destruída nem criada; somente transformada.

Sendo o foco principal da Maçonaria tornar feliz a humanidade, naturalmente compreendemos que ela nunca será destruída ou criada. Ela já existe e cabe a nós transformá-la através do aperfeiçoamento dos costumes, pela compreensão e aplicação da tolerância, pela ação da equidade, até alcançarmos a igualdade, o respeito não serviçal à autoridade e o estímulo às diversas modalidades de enlevo espiritual.

A Segunda Lei da Termodinâmica prescreve que a transferência de calor ocorre invariavelmente do corpo mais quente para o corpo mais frio. Isso acontece de forma espontânea, mas, não ocorre o contrário. (Do frio para o quente)

Trazendo esta lei para o nosso ambiente: Quem tem mais calor/instruções a oferecer é o M.’.M.’. O mais “frio” é o A.’.M.’. As leis existem para serem cumpridas, ou seja, o Mestre que, realmente, alcançou a temperatura máxima, a que chamamos de “plenitude maçônica”, deve aquecer aquele que está em aprendizado.

Este, por sua vez, pelas inquietudes geradas e pelos Sãos Princípios forjados pela energia da reflexão, se coloca em constante movimento de transformação interna, que sintetiza uma vida maçônica plena.

Se o processo for inverso, deve-se reavaliar os “graus de temperatura”. Evidentemente, não sabemos de tudo. Mas, quem é “1” deve saber sobre o 1, quem é “2” deve saber sobre o 2 e o 1, quem é realmente “3” não pode desconhecer a certeza material do 1 e a dubiedade espiritual do 2, exatamente por ele ser a resultante da interação deles. 
 

O NOSSO PROCESSO DE ENTROPIA TRANSFORMA O PROFANO EM INICIADO.
UMA VEZ INICIADO, ELE ESTÁ IMPOSSIBILITADO DE VOLTAR A CONDIÇÃO DE PROFANO.


Começamos com Albert Einstein e encerramos com a sua conhecida sentença:
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos