GESTÃO CAÓRDICA

10 de Outubro de 2021


Saudações, estimado Irmão!

GESTÃO CAÓRDICA
 

Pode parecer estranho para nós o adjetivo caórdico. Mas, não é nada mais do que a aplicação, a prática do princípio “Ordo ab Chao”.

Há muito o que se especular sobre a ordem oriunda do caos ou sobre a ordem vinda após o caos. Mas, como o mundo e a vida são movimentos cíclicos, devemos também especular sobre o caos oriundo da ordem e mesmo do caos após a ordem.

Vamos retomar um artigo anterior, onde alertamos que as peças que formam o Pavimento em Mosaico são diferentes, mas não estão em conflito (caos). Elas se interagem e nos dão sustentação (ordem).

O primeiro ponto a compreender é que o Caos é um processo ativo e não um resultado inerte e acabado. O segundo ponto é lembrar, portanto, que a Ordem possui duração determinada.

Não há nada de catastrófico nisto! Trata-se apenas da rotina da própria vida, tanto da vida profana quanto da vida maçônica.

Diante desta realidade, cumpre-nos o dever de alertar aos Irmãos sobre a necessidade de imprimir uma nova forma de gestão das Lojas. A começar pela relevante afirmação de que todos nós, independente de graus ou cargos somos responsáveis pela qualidade das sessões maçônicas.

As Lojas estão retornando às atividades presenciais. Para que este retorno valha, realmente a pena, precisamos “atualizar” ou seja, dar um “upgrade” nos nossos trabalhos.

As reuniões virtuais demonstraram o quanto foi positivo o aprendizado e como os trabalhos se transcorreram de forma dinâmica. Este aprendizado é exatamente a Ordem advinda do Caos. Porém, poderá ocorrer o processo inverso, caso a direção da Loja não saiba diferenciar o que é chefiar do que seja liderar.

A começar pelo Venerável Mestre, que deve ter consciência de que ele não tem autoridade de mando junto aos Obreiros. O VM comanda a Obra. O grande número de Irmãos, que por mais de um ano se eletrizou com lives, reuniões virtuais, palestras e núcleos de estudos on-line, procurará, de toda forma, manter este ritmo dentro dos Templos.

Nesta linha, é necessário compreender que há dois momentos cruciais nas Sessões: ORDEM DO DIA (O QUE TROUXE PARA A LOJA?); e QUARTO-DE-HORA-DE-ESTUDO (O QUE LEVO DA LOJA?)

O Ritual deve ser cumprido integralmente, mas, com mais agilidade. A realidade nos trouxe a necessidade de agregarmos outros conhecimentos aos trabalhos apresentados, de darmos espaços aos Aprendizes e Companheiros abrindo possibilidades para ativar a inteligência coletiva, o que é muito diferente da simples leitura das instruções e do bater o malhete.
 

OS NOVOS LABORES MAÇÔNICOS
DEVEM ESTAR IMBUÍDOS DE FAZER O NOVO
E NÃO DE REPETIR DE NOVO.


Ecoem em nossas mentes que estamos vencendo as dificuldades interpostas em nosso caminho, para nos reunirmos em nome de um Princípio Criador. Portanto, compreender que Caos e Ordem são “matérias primas” nos fará, integralmente, artesãos da Arte Real.

Atingimos quinze anos de compartilhamento de instruções maçônicas. Nosso propósito fundamental é incentivar os Irmãos ao estudo, à reflexão e tornar-se um elemento de atuação, um legítimo Construtor Social.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!


Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

← Voltar para artigos